O Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvepi) da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pedra Azul realizou, no período de 29 a 31 de maio, no auditório Dr. Gilberto Campos de Oliveira, um curso de identificação larvária do gênero Aedes, que foi direcionado aos municípios das microrregiões de Saúde de Itaobim e Pedra Azul. O treinamento permitiu aos municípios planejar e executar o Levantamento Rápido dos Índices para Aedes aegypti (LIRA/LIA), uma metodologia que permite o conhecimento de forma rápida, por amostragem, da quantidade de imóveis com a presença de recipientes com larvas de Aedes aegypti. Os dados desse levantamento servirão para direcionar ações no controle desse vetor causador de doenças como dengue, chikungunya e zika.

A capacitação foi ministrada pelo enfermeiro e referência técnica de arboviroses do Nuvepi da GRS Pedra Azul, Davidson Rodrigues. Foram apresentados temas como biologia e ecologia do Aedes aegypti; o ciclo de vida do Aedes, que se inicia no ovo e se desenvolve para larva, pupa e o mosquito adulto. “Os ovos medem em torno de 1 mm de comprimento e são colocados pela fêmea do Aedes aegypti nas paredes dos recipientes, acima do nível da água, podendo ficar até um ano em ambiente seco, esperando o contato com água para se transformarem em larvas”, explicou.

Foto: Thaiane Rocha

Sobre as larvas, Davidson orientou que passam por quatro estágios de crescimento até se tornarem pupas, sendo que em sete dias a larva pode se tornar mosquito adulto. Já na parte prática do curso, os agentes de endemias realizam o estudo das larvas e leitura das lâminas, feitos com auxílio de um microscópio. A partir da identificação do mosquito, e dos dados do LIRA/LIA, o município pode definir estratégias de combate às arboviroses transmitidas pelo vetor.

Por Allan Gomes Campos

Enviar para impressão