Não somente em tempos de aumento de casos de dengue, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha trata do tema e de outras doenças causadas pelo Aedes aegypti. A Regional mantém ativo o Comitê Regional de Arboviroses, composto por representantes de cada setor/núcleo, como Gestão, Epidemiologia, Assistência Farmacêutica, Vigilância Sanitária, Assistência à Saúde, Atenção Primária e Comunicação Social/Mobilização.

Em tempos de alta no número de casos, as reuniões se tornam mais frequentes e as ações mais intensificadas. Um exemplo da atuação do Comitê fora do período sazonal - que costuma ocorrer de dezembro a maio - é o trabalho executado anualmente no segundo semestre, para a construção do Plano de Contingência das Arboviroses junto aos municípios. Este processo requer muito trabalho dos técnicos da SRS junto às referências municipais, pois é a partir dele que os municípios realizarão o planejamento de ações para o ano seguinte. A SRS Varginha auxilia, devidamente orientada pela Coordenação Estadual de Vigilância das Arboviroses da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (CEVARB/SES-MG), no preenchimento, adequação de realidades ao plano, nas ações previstas para cada fase do planejamento, e no monitoramento dos envios e oficializações junto aos conselhos municipais de saúde. Após concluído este trabalho, os planos municipais são analisados em CIB - Comissão Intergestores Bipartite -, onde são validados e passam a ser os guias para as ações de enfrentamento das arboviroses do ano seguinte.

A capacitação foi por videoconferência - imagem: SRS Varginha

Ações recentes

Entre as últimas ações executadas pelo Comitê Regional de Arboviroses da SRS Varginha, está a realização de uma capacitação, por vídeoconferência, ocorrida em 3 de maio, para profissionais médicos e enfermeiros da Assistência à Saúde dos municípios. A necessidade da pauta foi percebida após discussões no Comitê, e teve como foco reforçar com os profissionais o manejo clínico de dengue, zika e chikungunya, critérios de definição de caso suspeito e notificação, além de sinais de alarme e de gravidade, exames laboratoriais e critérios de encerramento de casos e óbitos.

A capacitação foi solicitada e acompanhada pelo Comitê Regional de Arboviroses, e teve a condução do médico Maurício Rezende e Suely Dias, enfermeira referência em Investigação de Óbito por Arboviroses, ambos da SES-MG.

Roselaine Silva, referência técnica em arboviroses na SRS Varginha e membro do Comitê Regional, considera “extremamente necessário que médicos e enfermeiros estejam sempre atualizados, de modo a realizar o acolhimento e o manejo clínico adequados aos pacientes que estiverem com suspeita de alguma arbovirose, evitando, assim, casos graves e óbitos por estes motivos”.

A Referência da Coordenação de Atenção à Saúde no Comitê de Arboviroses, Tatiana Vilela, participou da capacitação junto à Luciana Santos, coordenadora de Atenção à Saúde, e Thais Britto, referência da Rede de Urgência e Emergência  da SRS Varginha. Tatiana frisou que “é preciso entender que a dengue é uma doença sistêmica e muito dinâmica, e conhecer sua evolução nas diversas fases é fundamental para que se possa atuar de maneira efetiva, no momento adequado, e com o tratamento oportuno, que na maioria das vezes se baseia na correta hidratação”.

Por Tânia Corrêa

Enviar para impressão