Na terça-feira, 28/03, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina, por meio do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvepi), realizou um treinamento para aprimorar o sistema de vigilância epidemiológica na macrorregião de saúde Jequitinhonha. O evento foi destinado a digitadores do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) e do Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (SINASC), bem como para coordenadores de vigilância epidemiológica dos 34 municípios que integram a SRS Diamantina.

O objetivo principal do treinamento foi capacitar os participantes para que possam conhecer e atualizar seus conhecimentos em relação aos sistemas nos processos de digitação de declarações de óbito (DO) e declarações de nascidos vivos (DNV) de forma mais eficiente e precisa, melhorando a qualidade dos dados inseridos que vão subsidiar o planejamento de ações de vigilância em saúde na região.

Durante a capacitação, foram abordados temas relevantes como legislação, fluxos de processos, sobre a digitação de DO e DNV no sistema SIM/SINASC local, operacionalização das ferramentas de importação e exportação dos sistemas e rotinas municipais.

Para Élida Leite Araújo, referência técnica da SRS Diamantina, do SIM, SINASC e investigação de óbito materno infantil e fetal, a capacitação dos profissionais que atuam na vigilância epidemiológica é fundamental para aprimorar e atualizar o conhecimento sobre os programas, e assim melhorar o controle de doenças e agravos e garantir a oferta de saúde com qualidade para a população.

"Este treinamento é importante para garantir que todas as informações sejam coletadas de forma qualificada, fidedigna com a realidade do caso. Os sistemas de informação são ferramentas essenciais para as tomadas de decisões referente a vigilância epidemiológica. Eles fornecem subsídios para os gestores tomarem decisão, uma vez que podem apresentar um panorama mais completo sobre a situação de saúde na região", afirmou Élida.

A capacitação também contou com o relato de experiência exitosa apresentado pela coordenadora de vigilância epidemiológica do município de Araçuaí, Maria Neide. A coordenadora relatou que o município implantou o fluxo de emissão e liberação de DO. “Todas as suas dificuldades e desafios enfrentados nestes últimos 2 anos da implantação do novo fluxo valeu a pena. Conseguimos êxito devido ao empenho de todos os colaboradores da SMS envolvidos, apoio dos gestores do município, parcerias com outros setores da administração municipal e da conscientização da população”, comemorou Neide.

Por Ricardo Maciel