O secretário de Estado da Saúde de Minas Gerais, o médico Fábio Baccheretti, foi eleito por unanimidade presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), para o biênio 2023/2024. A eleição ocorreu durante assembleia para escolha da nova diretoria da entidade, realizada na manhã desta quarta-feira (29/3), em Brasília. A posse será em abril.

Crédito: DivulgaçãoEm seu discurso, Bacheretti agradeceu o apoio dos pares e reafirmou seu compromisso com a saúde pública, em consonância com os interesses dos demais secretários. “Tenho facilidade de comunicação com o Ministério da Saúde, mas defenderei as nossas posições ainda que elas não sejam as mesmas da pasta, pois temos a responsabilidade de construir políticas públicas de saúde que possam transformar as realidades dos estados. Temos de ter esse olhar para buscar estratégias coletivas e resolutivas para enfrentar os desafios”, afirmou o secretário, que era vice-presidente do Conselho desde 2022.

O presidente eleito disse ainda que a troca de experiências entre os estados membros do Conselho deve ser uma das prioridades da sua gestão, uma vez que, para ele, conhecer as experiências exitosas é fundamental para encontrar soluções que possam ser adaptadas a cada realidade.

Cipriano Maia, atual presidente do Conass, ressaltou que a nova diretoria deve representar o Conselho nas instâncias de discussão nacionais e internacionais. “O clima de entendimento é fundamental para termos uma direção unida em torno da defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). Tive o prazer de assumir esta instituição após sucessivas gestões exitosas e desejo a todos que foram eleitos neste momento tão rico de retomada da construção do SUS que continuem conduzindo o Conass neste trabalho histórico de fortalecimento da saúde pública no Brasil”, concluiu.

Baccheretti escolheu a secretária de Estado da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, como primeira vice-presidente, refletindo a maior representatividade de mulheres nas Secretarias Estaduais de Saúde.

Sobre o novo presidente

Fábio Baccheretti é graduado em medicina pela Universidade Vale do Rio Verde e pós-graduado em gestão em saúde – excelência operacional na área da saúde pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Israelita Albert Einstein. É especialista em radiologia e diagnóstico por imagem pela Santa Casa de Belo Horizonte.

Ingressou no hospital Júlia Kubitschek em 2011, como plantonista da emergência. Foi coordenador de plantão e da unidade de emergência. Em 2018, assumiu a função de diretor hospitalar da unidade e, 11 meses depois, foi nomeado presidente da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig).

Em 2021, Bacheretti foi convidado pelo governador Romeu Zema para assumir a gestão da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. À frente da pasta, contribuiu para a implantação e aperfeiçoamento de diversos programas, como o Opera Mais Minas Gerais, responsável pela realização de mais de 175 mil cirurgias eletivas no estado em 2022, número cerca de 20% acima do realizado em 2019, ano pré-pandemia. Além disso, a equipe da SES-MG atuou com investimentos na atenção primária, com a destinação de recursos para a reforma de Unidades Básicas de Saúde em todos o estado, construção de novas unidades e retomada de obras paralisadas. Outro programa em andamento é a finalização das obras de seis hospitais regionais, que vão disponibilizar mais de 1.450 leitos para a população nos próximos dois anos.

Por Jornalismo SES, com contribuição do Conass