Nos dias 15 e 16 de março, foi realizada em Itabira a 12ª Conferência Municipal de Saúde. O evento promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Conselho Municipal de Saúde (CMS), contou com 02 momentos distintos, um na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, às 13 horas (dia 15) e o outro no auditório da UniFuncesi, das 7 às 18 horas (dia 16).

A Diretora Adjunta de Saúde, da Gerência Regional de Saúde de Itabira, Clarissa Drummond Moreira, que participou da conferência como delegada com direito a voto, informou que a 12ª Conferência Municipal de Saúde teve como tema “Brasil que temos, Brasil que queremos”, abordando a situação da saúde da população, a estrutura das redes de serviços e de atenção à saúde, os processos de trabalho, e a elaboração do Plano Municipal de Saúde.

“A conferência é um grande momento da saúde, onde podemos debater e planejar as políticas públicas com a participação de todos setores da sociedade incluindo os usuários, contribuindo com ideias e sugestões visando melhorar os serviços de saúde”, ressaltou Clarissa.

O encontro deliberou sobre os temas referentes às políticas públicas de saúde local e buscou formular as propostas do Município que serão levadas às etapas estadual e nacional. Foram discutidos tópicos como o papel do controle e dos movimentos sociais para salvar vidas; garantia dos direitos e defesa do Sistema Único de Saúde (SUS).

A conferência

No primeiro dia, 15/03, houve a leitura e deliberação do regimento interno da 12ª Conferência Municipal de Saúde; palestras e mesa de debates entre os participantes.

Já no segundo dia, 16/03, na UniFuncesi, os conferencistas foram divididos em quatro grupos temáticos para discussão. Logos após os encaminhamentos das propostas dos grupos, foram eleitos os delegados que representarão Itabira nas conferências estadual e nacional.

Por Flávio A. R. Samuel