A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre promoveu em parceria com as referências técnicas da Coordenação Estadual de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), na última quarta, 22/02, por meio de videoconferência, uma pré-oficina do Plano de Ação Regional da Rede Urgência e Emergência (PAR-RUE) da Macrorregião de Saúde Sul – SRS Pouso Alegre. O intuito foi a discussão com os gestores municipais sobre as propostas da Rede de Urgência e Emergência na macrorregião Sul do Estado a serem incluídos no Plano de Ação Regional, com os municípios da SRS, considerando os critérios estabelecidos pelas portarias e normativos do Ministério da Saúde.

“A revisão do Plano de Ação da Rede de Urgência da Macro Sul, inicialmente publicado em 2013, torna-se necessária para reavaliação do cenário epidemiológico e assistencial no âmbito da RUE, através de um diagnóstico com dados mais atuais, importantes para análise da possibilidade de novos pleitos de habilitação e qualificação de componentes na referida rede, com a alocação de mais recursos federais para seu financiamento. Este financiamento promove a ampliação de componentes na rede e consequentemente o acesso mais oportuno pelos usuários com este perfil de atendimento”, pontuou a coordenadora de atenção à saúde (CAS) da SRS Pouso Alegre, Kátia Maria Gomes Pimentel e Silva.

Créditos: Otávio Coutinho

Na pauta do Encontro foram debatidas a contextualização sobre o Plano de Ação Regional, os componentes da Rede de Urgência e Emergência, elaboração de propostas de habilitação e qualificação de serviços considerando-se os atos normativos e seus regramentos estabelecidos pelo Ministério da Saúde. A Oficina foi organizada e ministrada por referências técnicas da Coordenação Estadual de Urgência e Emergência da SES-MG, Mateus Felipe dos Santos e Thaís Morais Cantarino Alves e ainda por Kátia Maria Gomes Pimentel e Silva.

Por Otávio Coutinho