A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Teófilo Otoni, por meio da equipe da Assessoria de Comunicação, esteve em Ladainha, na última terça-feira, 14/3, para participar de um evento promovido pela Secretaria de Saúde do município.

Na ocasião, a referência técnica em mobilização social da SRS de Teófilo Otoni, Fernando Velano, fez uma palestra sobre corresponsabilidade dos trabalhos de mobilização social nas esferas estadual e municipal. “Tentamos mostrar a mobilização social num nível de agregação dos participantes envolvendo-os numa corresponsabilidade dos trabalhos de mobilização de interesse público. Mais do que isso, procuramos promover os trabalhos das ações executadas nos municípios da jurisdição da Superintendência Regional de saúde de Teófilo Otoni, a fim de compartilhar experiências , agregando valor e publicitando as ações por eles executadas”, declarou Velano.

Créditos: Miguel Ângelo Gomes Santos

Fernando também ressaltou a importância do envolvimento da sociedade no controle de doenças. “ À medida que explicamos para a população que ela também é responsável pelo controle de doenças, estamos promovendo saúde e contribuindo para melhorar o cenário epidemiológico de tantos agravos. E vocês têm um papel muito importante como mobilizadores sociais e disseminadores de informações”, pontuou Velano aos participantes.

O evento contou com a participação das coordenações de atenção primária, vigilância em saúde, vigilância sanitária, agentes comunitários de Saúde, agentes de Endemias, e representantes do Hospital Municipal Doutor Arthur Rausch.

Para a coordenadora de atenção primária, Almira Abrahão, a participação da SRS de Teófilo Otoni foi essencial para sensibilizar os trabalhadores da secretaria da saúde como potenciais disseminadores de informações e educadores da saúde. “A mobilização social é de grande importância para o envolvimento do cidadão, a fim de compartilhar conhecimentos e responsabilidades na prevenção e promoção da saúde”, afirmou Almira.

Por Déborah Ramos Goecking