A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Itabira, por meio da Coordenação de Atenção à Saúde (CAS), realizou nesta segunda-feira, dia 27/02, uma reunião de alinhamento no formato híbrida (presencial e on-line), com as referências técnicas que atuam nos serviços da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD) dos 24 municípios de abrangência da Regional de Saúde e nas Juntas Reguladoras da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência.

O encontro foi conduzido pela referência técnica da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD), Tatiana Gomes Vieira Fonseca, contou com a participação, por videoconferência, da referência técnica das juntas reguladoras da rede de cuidados da pessoa com deficiência (RCPD), Alexander Fabian Malheiros e da fonoaudióloga, Lucília Ferreira Guimarães, que fazem parte da Coordenação de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência (CAPD) da Secretaria Estadual de Saúde (SES/MG).

Créditos: Flávio A. R. Samuel

De acordo com Tatiana Gomes, da Regional de Saúde de Itabira, o objetivo do encontro foi trabalhar o diagnóstico situacional qualificado dentro da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD), a construção do plano de ação, que é o reconhecimento do território, bem como o mapeamento das atividades, dos serviços e do público atendido.

“Precisamos entender e saber o número de pessoas com deficiência, quais tipos de deficiência e quais os profissionais temos no território e dentro da microrregião. Saber quais são os serviços ofertados, para assim pensar as ações necessárias para fortalecer e qualificar a rede de cuidados da nossa região”, afirmou a referência.

Durante o encontro foi apresentado a importância do diagnóstico situacional, e os participantes tiveram acesso a um modelo de um plano de ação, para servir como uma base e auxiliar na construção.

“Demos um prazo para que os municípios façam e nos enviem os planos de ação, que também devem ser apresentados ao Conselho Municipal de Saúde de cada município, apenas para ciência. Todo esse trabalho deve ser feito em conjunto com a gestão de saúde do município: secretários municipais de saúde e equipe. Tudo isso para que as ações possam contemplar as principais necessidades e dificuldades encontradas para a reabilitação e atendimento da pessoa com deficiência no território”, informou Tatiana.

Segundo a referência técnica, a participação da equipe do nível central foi fundamental, visto que acompanharam e contribuíram com orientações, além de discutir a situação de solicitação e dispensação das Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPM) e questões relacionadas à saúde auditiva, que passou por algumas modificações no agendamento e marcação em Belo Horizonte.

“Reuniões como essa visam o diálogo com os municípios, e a aproximação entre as juntas reguladoras e as referências técnicas com os serviços especializados de reabilitação. E que agora, irão ser realizadas bimestralmente, visando fortalecer cada vez mais os trabalhos, organizando e sistematizando a rede de cuidados à pessoa com deficiência a nível regional”, finalizou.

Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD)

A Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência é composta pelos seguintes componentes: Atenção Primária, Atenção Especializada em Reabilitação Auditiva, Física, Intelectual, Visual, Ostomia, Múltiplas Deficiências e Saúde Bucal; e Atenção Hospitalar e de Urgência e Emergência.

Os componentes da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência são articulados entre si, de forma a garantir a integralidade do cuidado e o acesso regulado a cada ponto de atenção e/ou aos serviços de apoio.

Por Flávio Samuel