Nos dias 24 e 25 de janeiro, os prestadores de serviços hospitalares do SUS (Sistema Único de Saúde) das microrregiões de Saúde de Ubá e Muriaé, participaram de oficinas do Valora Minas, promovidas pela Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá, momento em que também puderam alinhar estratégias para a melhoria dos indicadores, e assim fazer jus aos mais de R$20 milhões a serem aplicados pelo programa durante o ano de 2023 na região.

O Valora Minas é a política de atenção hospitalar do Estado de Minas Gerais que entrou em vigor no ano passado, e tem como objetivo qualificar a assistência, ampliar o acesso, e responder às demandas e necessidades da população mineira, mediante a otimização da alocação de recursos nas unidades territoriais de saúde e vinculação dos repasses a resultados assistenciais e valor entregue à população.

Foto: Keila Lima

As oficinas reforçaram o papel de cada prestador de serviço, definido e pactuado por meio dos termos de compromissos assinados. "Entre outros critérios, a definição dos recursos a serem repassados a cada hospital leva em conta o porte da instituição, a tipologia e os serviços de média e alta complexidade prestados à população”, explicou Josiel da Silva Ferreira, referência técnica da Rede de Urgência e Emergência da GRS Ubá. “O Valora traz desafios para nossa região, como o aumento do número de partos normais, diminuição do percentual de reinternação e a manutenção do quadro de profissionais necessários para um atendimento com resolutividade. Esperamos atingir todos estes objetivos, e outros não citados, no decorrer deste ano", complementou Josiel.

Na região da GRS Ubá, há hospitais classificados no módulo “Valor em Saúde”,  compreendendo hospitais de relevância microrregional e macrorregional. O módulo “Plataforma” reúne hospitais que podem ter sua infraestrutura otimizada, a fim de responder às necessidades identificadas nos territórios nas redes temáticas, ampliando o acesso dos usuários. Para saber mais sobre o Valora Minas, clique aqui.

Participaram das oficinas os gestores municipais de Saúde, as referências técnicas das Comissões Hospitalares, bem como colaboradores das áreas financeira e administrativa dos hospitais. “Os servidores da GRS Ubá tiveram muita desenvoltura em sanar nossas dúvidas. Também aproveitamos o momento de encontro com outros hospitais para trocarmos experiências, pois cada um tem suas peculiaridades, mas temos o mesmo objetivo de prestar um bom serviço aos usuários do SUS e ao Estado de Minas Gerais”, relatou Rosângela Alfenas, administradora do Hospital Santa Isabel, de Ubá, que está no módulo “Valor em Saúde”.

Por Keila lima