Os municípios que compõem a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Belo Horizonte participaram na terça-feira, 24 de janeiro, da 3ª Onda de Expansão do Projeto Saúde em Rede. O evento, que contou com profissionais de saúde de diversos municípios, faz parte da 2ª fase preparatória do projeto. 

O Projeto Saúde em Rede tem como objetivo apoiar uma agenda de desenvolvimento e consolidação das Redes de Atenção à Saúde, em conformidade com as diretrizes de gestão do SUS (Sistema Único de Saúde). O projeto também compreende um conjunto de atividades educacionais voltadas para aprimorar os conhecimentos, desenvolver habilidades e também as atitudes dos profissionais de saúde. 

Realizado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), com o apoio da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG), a metodologia do projeto consiste em uma estratégia de educação permanente e capacitação de curta duração. O conteúdo é baseado no modelo teórico operacional da Construção Social da Atenção Primária à Saúde (APS) e em diretrizes clínicas do Modelo de Atenção às Condições Crônicas (MACC).

Foto: Cristiane Reis

De acordo com a referência técnica da Atenção Primária da SRS BH, Regina Trindade, as atividades realizadas durante essa 3ª Onda de Expansão do Projeto são necessárias para a organização e qualificação dos processos assistenciais, estimulando a reflexão sobre o funcionamento dos serviços. “Os municípios vão ter, com o projeto Saúde em Rede, a possibilidade de aprimorarem a Atenção Primária trazendo para os processos de trabalho mais organização e uma articulação eficiente com a Atenção Especializada, solidificando, assim, as Redes de Atenção à Saúde”, disse a referência. 

A profissional de saúde do município de Sabará, Renata Batista de Brito, que participou do evento, afirmou que essa 3ª Onda de Expansão do Projeto Saúde em Rede apresenta muitos desafios. “O que eu vi hoje aqui são desafios, mas com a proposta de alcançarmos uma saúde de excelência na Atenção Primária à Saúde”, afirmou. 

A enfermeira e diretora da Atenção Básica, Carla Seabra Vieira Lima, do município de Nova Lima, aprovou todo o conteúdo do projeto. “Acredito que o Saúde em Rede vai contribuir para fortalecer a Atenção Primária, fortalecer o SUS como um todo, e aprimorar as articulações em rede”, disse a diretora. 

 

Recursos, monitoramento e cursos

Nesta terceira fase, também foram apresentadas para os profissionais a resolução 8389 de 19 de outubro de 2022 - que aprova o repasse de incentivo financeiro para o apoio à implementação do Projeto. A ferramenta de power BI (business intelligence)para monitoramento, com o objetivo de disseminar os conceitos básicos das práticas de trabalho, também foi apresentada, além dos cursos EAD (Ensino a Distância) disponíveis para aprimoramento dos profissionais por meio de conteúdos complementares.

Nos próximos encontros, que ainda irão ocorrer este ano, serão abordados temas como segurança do paciente, saúde bucal e promoção da saúde.

Por Alessandra Maximiano

Enviar para impressão