A Superintendência de Gestão de Pessoas da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizou, na tarde desta quinta-feira (26/1) a palestra Feedback e Comunicação Assertiva, na plenária do Prédio Minas, na Cidade Administrativa. O evento contou com a participação de servidores da secretaria, da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Crédito: Fábio Marchetto

A psicóloga Mabel Rabelo, servidora da SES-MG, apresentou os elementos da comunicação e principais ruídos e barreiras para uma comunicação assertiva. “O professor Albert Mehrabian identificou que o processo de comunicação está principalmente relacionado ao entendimento da mensagem, ao tom de voz e aos sinais não verbais, como gestos, postura, expressão corporal e entonação”, explicou.
“Precisamos usar a comunicação em prol da assertividade e do entendimento e fugir da comunicação violenta. Assim, não perdemos a razão e não damos nossa razão para ninguém, porque o ataque gera contra-ataque. Já o autoconhecimento traz autocontrole e quanto mais praticamos maior será o nosso domínio sobre a forma de nos comunicar”, destacou a psicóloga.

O diretor de Gestão Estratégica de Recursos Humanos da SES-MG, Daniel Bragança, trouxe conceitos e reflexões sobre feedback. “Feedback é uma técnica de aprendizagem que envolve interação social e requer diálogo com intenção. Ele é sempre construtivo ou positivo. Do contrário, trata-se apenas de crítica e não de feedback”, esclareceu.

Crédito: Fábio Marchetto

“A pauta de feedback e de comunicação assertiva melhora e acrescenta muito valor ao trabalho entregue. Ela é transversal a vários temas, como avaliação de desempenho, gestão e liderança e qualidade de vida no trabalho, e proporciona ambientes mais harmoniosos quando bem trabalhada. Por outro lado, pesquisas como a da FIA Employee Experience apontam que as lideranças não sabem dar feedback para os seus liderados”, ressaltou Bragança.

De acordo com o diretor, duas questões chamaram atenção na última pesquisa de satisfação com os servidores da SES-MG: a necessidade de capacitação e a de ampliar o debate sobre as práticas de gestão – como cooperação, engajamento e valorização. “A avaliação de desempenho deveria estar amplamente difundida e com um acompanhamento claro e percebemos que não estava. Por isso, será um dos nossos focos de atuação neste ano, ao lado de inúmeras outras iniciativas de capacitação”.

Segundo Bragança, para 2023 estão previstos 13 cursos e formações e mais de quatro mil vagas para os servidores da SES-MG, além de uma nova etapa do Programa de Lideranças, que foi realizado no âmbito regional e agora virá para o central. “Para as regionais, estamos com um projeto estratégico, que é o Cultivando Práticas, voltado para gestão por competências, com temas como relacionamento interpessoal, assédio moral, incentivo ao desenvolvimento e a própria comunicação assertiva”, anunciou.

Para a servidora Maria Júlia Tolentino, da Diretoria de Medicamentos Especializados, foi uma experiência bastante interessante. "A palestra nos fez repensar não apenas as relações no âmbito profissional, mas trouxe uma importante reflexão para a vida pessoal", considerou. "Entendemos de uma forma muito didática e dinâmica que não se trata do que se está falando, mas de como está sendo dito", concluiu.

Por Jornalismo SES-MG