Com mais de uma dezena de casos confirmados de dengue e diversas notificações nas últimas semanas de 2022, o município de Barão de Monte Alto decidiu intensificar as ações de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti e contou com o apoio e parceria da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por intermédio da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá. Entre ações, está o envio do veículo UBV, conhecido popularmente como “fumacê”.

Carro UBC pesado do Estado cumpre 5º ciclo de aplicação em Barão de Monte Alto / Divulgação
A medida foi necessária para evitar um possível agravamento da situação com a chegada do período sazonal para as arboviroses. Após aprovação da sala de situação da GRS Ubá, realizada em 9/1/2023, o veículo de Ultra Baixo Volume (UBV) está sendo utilizado no município. O objetivo da ação foi o bloqueio de transmissão do vetor da doença, passando por todos os bairros de Barão de Monte Alto,e entre os dias 23 a 27 de janeiro o carro cumpriu o quinto ciclo de aplicação, previsto para ser o último. Na mesma semana, os distritos rurais Silveira Carvalho e Cachoeira Alegre também receberam aplicação do UBV pesado.

“Além de Barão de Monte Alto, também estamos finalizando cinco ciclos de aplicação do UBV pesado em Patrocínio do Muriaé nesta semana. Estamos acompanhando muito cuidadosamente o cenário de nossos municípios que tiveram enchentes em dezembro/janeiro, pois isso torna as condições ainda mais favoráveis para a proliferação do Aedes”, explicou Carlos Adriani, supervisor de Endemias da GRS Ubá. 

O último LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti), realizado em novembro de 2022, apontou um índice de menos de 1% de infestação, que é o considerado aceitável pelo Ministério da Saúde. 

Porém com  intensificação do período chuvoso, em novo LIRAa, realizado entre 08 a 21 de janeiro, o índice saltou para 5,7%. O aumento já era esperado, o que motivou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) a implementar ações emergenciais já nas primeiras semanas de janeiro de 2023.

Mais de 30 notificações para dengue acumularam entre o mês de dezembro de 2022 e o dia 03/01/23 o que deixou o município em alerta. “Assim, tomamos providências como mutirão de limpeza em toda a cidade, sendo que os distritos rurais terão este movimento nesta semana; investimos nas ações de visitas domiciliares dos Agentes de Endemias, reforçando as orientações com a população; e recebemos o apoio do carro UBV pesado do Estado. Os bloqueios com UBV costal foram impossibilitados devido às chuvas constantes”, informou a Coordenadora de Endemias de Barão de Monte Alto, Camila Aparecida Ferreira. 

Acompanhando de perto a situação e fornecendo o suporte necessário, a GRS Ubá realiza semanalmente a avaliação do cenário dos municípios de sua abrangência, identificando assim possíveis mudanças nos índices, que podem impactar nos aumentos de casos.  

“Nossa vigilância é constante para que possamos ter um efeito resposta rápido, e nossa orientação é para que todos os municípios mantenham sua base de dados atualizadas para que isso seja possível”, finaliza Waldir Marques, supervisor de Endemias da GRS Ubá. 

Como prevenir?

A forma mais eficaz de prevenção é o combate ao mosquito Aedes aegypti. Seguem algumas ações que a população deve tomar, pelo menos uma vez por semana:

  • Verifique se a caixa d’água está bem tampada.

  • Deixar as lixeiras bem tampadas.

  • Colocar areia nos pratos de plantas.

  • Recolher e acondicionar o lixo do quintal.

  • Limpar as calhas.

  • Cobrir piscinas.

  • Tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários.

  • Limpar a bandeja externa da geladeira.

  • Limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação.

  • Limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado.

  • Cobrir bem a cisterna.

  • Cobrir bem todos os reservatórios de água.

Por Keila Lima

Enviar para impressão