Conduzido pela ciência de que a prevenção e a promoção da Saúde pública são um dos princípios orientadores do Sistema Único de Saúde (SUS), o Núcleo Regional de Mobilização Social da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Sete Lagoas, realizou na terça-feira, 24 de janeiro, em formato híbrido, a primeira reunião de planejamento de 2023.  O Núcleo Regional é composto por representantes das coordenadorias de saúde e assessorias da SRS Sete Lagoas, conforme determinado pela Resolução SES/MG 5663.

Para a referência técnica em Mobilização Social da SRS Sete Lagoas, Ana Paula Rodrigues Salgado, o objetivo desta reunião de alinhamento foi planejar ações de capacitação para as referências técnicas dos 35 municípios que compõem o território da SRS Sete Lagoas. “Também buscamos envolver todos os setores da SRS no trabalho relacionado à Mobilização Social, buscando resgatar as ações de promoção em saúde realizadas pelos municípios visando a saúde integral da população”, ressaltou Rodrigues.

Reunião realizada em modelo hibrido para participação ampla dos membros - Foto: Nayara Souza

Em 2022 foram contabilizadas 1.913 iniciativas de Mobilização Social no âmbito da Regional de Saúde de Sete Lagoas, envolvendo temáticas de combate a dengue e demais arboviroses, ações de prevenção à saúde mental e à saúde da mulher, prevenção à covid-19 e conscientização sobre as diversas vacinas do calendário do Ministério da Saúde, além de outras ações.

Para Maria Izabel Braz, referência em Educação Permanente da SRS Sete Lagoas, o objetivo a longo prazo é também incluir a participação popular, para garantir a qualidade de serviço do SUS no âmbito do Núcleo de Mobilização Regional. “Principalmente ao considerarmos o que prevê a   Resolução SES/MG 5663, observamos a importância de incluir outros atores, como representantes de setores da sociedade e conselheiros municipais, para garantir essa atuação mobilizadora”, observou Braz.

O superintendente regional de saúde de Sete Lagoas, Fabrício Júnior Alves Teixeira, ressaltou a integração intersetorial como a principal ação desse núcleo. “Esperamos que essa ação integrada possa servir para fomentar a realização de ações de promoção em Saúde em todo o território da SRS Sete Lagoas. E que toda a população esteja bem informada sobre os direitos e serviços de Saúde com os quais podem contar, oferecidos pelo Estado de Minas Gerais”.

Por Nayara Souza

Enviar para impressão