De acordo com o Ministério da Saúde, a meningite é considerada uma doença endêmica no Brasil. São esperados casos ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), conforme dados apurados até o dia 26 de setembro, entre os meses de janeiro e setembro de 2022, foram confirmados seis casos de meningite no município de Extrema-MG. Destes, quatro foram confirmados em setembro e, após a coleta de amostras para exames e procedimentos de investigação epidemiológica, dois casos foram confirmados por exames laboratoriais como doença meningocócica do sorogrupo C. Dos casos notificados neste mês, há dois óbitos.

04-10-22-SRSPousoAlegreMeningite3

Todos os quatro casos notificados na primeira quinzena de setembro são de pessoas que, durante o período de adoecimento, residiam na cidade de Extrema, em três bairros diferentes da zona urbana. A faixa etária dos pacientes está entre 50 e 59 anos e três são do sexo masculino.

Devido às ações da Vigilância Epidemiológica, que atuaram rapidamente, não foram identificados outros casos no município desde o dia 13 de setembro de 2022. Entre as ações, foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Extrema a  quimioprofilaxia em menos de 48 horas  (terapia preventiva por meio de antibióticos) em familiares, contatos dentro da empresa onde trabalhavam, totalizando 132 pessoas contactantes.

A quimioprofilaxia é medida eficaz na prevenção de casos secundários. É indicada para os contatos próximos de casos suspeitos ou confirmados da doença: moradores do mesmo domicílio, indivíduos que compartilham o mesmo dormitório (alojamentos e quartéis, por exemplo), contactantes em creches e escolas, além de pessoas diretamente expostas às secreções do paciente. O antibiótico de escolha para a quimioprofilaxia deve ser administrado preferencialmente até 48 horas da exposição à fonte de infecção. Além disso, profissionais de saúde foram alertados pela SMS de Extrema sobre serviços de atendimento a pacientes com informações sobre como proceder em casos suspeitos.

Visita técnica

No município de Extrema, os casos positivos para meningite são de pessoas que não foram vacinadas. Assim, a SES-MG e o Ministério da Saúde recomendaram ao município imunizar a população de 15 a 59 anos.

04-10-22-SRSPousoAlegreMeningite2

Nessa perspectiva, a coordenadora da Vigilância em Saúde, Izaura Mariana Sobreiro e a referência técnica da Imunização/Meningites, Irene Podversek Reis, da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre, fizeram uma visita técnica ao município no dia 26 de setembro. “O objetivo da visita a Extrema foi monitorar as ações do plano de intensificação da vacina meningite C, bem como apoiar técnicos e gestores municipais no fortalecimento das estratégias adotadas nessa e em novas Emergências em Saúde Pública que possam ocorrer no município'', disse a coordenadora. Izaura também fez um alerta da importância da campanha, um apelo para que a população compareça a uma Unidade Básica de Saúde para tomar a vacina. “A equipe de saúde está toda mobilizada e as ações de vacinação estão ocorrendo em todas as unidades de saúde e também extra muro, nas indústrias e espaços coletivos ”, concluiu.

Na mesma linha, a gestora municipal de Extrema,Patrícia Cristina Lopes Carneiro, enfatizou a parceria entre a SES-MG e a Secretaria Municipal de Saúde do município. “A parceria já existe há muito tempo e, além de contribuir com ações, proporciona conhecimento e uma bagagem que nos auxilia em momentos de crise. A visita da SRS Pouso Alegre foi muito importante para nos dar segurança e para que, no futuro, tenhamos tranquilidade para agir e abordar a população” disse Patrícia.

Ação extramuro de intensificação de vacina da meningite C realizada em uma das indústrias de Extrema - Foto: SMS Extrema

Ações da SES-MG no combate à meningite

A SES-MG, por meio da SRS Pouso Alegre, disponibilizou 300 comprimidos de rifampicina - 300 mg, antibiótico recomendado para a profilaxia  da meningite.

Para a vacinação, a SES-MG disponibilizou 30 mil doses de vacina contra meningite C para a cidade de Extrema. Já foram vacinadas - até o dia 27/09 - 19.209 pessoas de 15 a 59 anos de idade no município.

O imunizante para a meningite está disponível - por meio do SUS (Sistema Único de Saúde) - no Programa Nacional de Imunização (PNI). Em 2018, a vacina para a meningite C foi disponibilizada para adolescentes de 11 a 14 anos e, em 2019, a vacina meningocócica ACWY (conjugada), foi ofertada para os adolescentes de 11 e 12 anos de idade. Entretanto, o Estado de Minas Gerais, em fevereiro de 2022, ampliou a vacinação para os adolescentes nascidos entre 02/01/2007 a 31/12/2011 (11 a 15 anos). As vacinas estão disponíveis nas Unidades de Saúde dos municípios.

Conteúdo produzido durante a campanha eleitoral e publicado após o período de vedação legal de divulgação.

Por Otávio Coutinho