Com previsão de início das atividades no começo de outubro, foram entregues oficialmente 33 ambulâncias que fazem parte da frota do SAMU Regional da macrorregião de Saúde Noroeste no último dia 30 de setembro. Mais de 700 mil pessoas serão beneficiadas com a ampliação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) na região. No evento estiveram presentes diversas autoridades dos municípios da macrorregião de Saúde Noroeste.

Foram investidos pelo Governo de Minas R$ 23.009.808,63 para a implantação do SAMU Regional, por meio de convênio celebrado com o CISREUNO (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Região Ampliada Noroeste)em agosto de 2021. O consórcio, que faz a gestão do serviço, conta com 21 bases descentralizadas, com sete veículos de Suporte Avançado (USA) e 23 de Suporte Básico (USB), totalizando 30 ambulâncias e mais três veículos reservas.

Foto: SRS Patos de Minas

De acordo com o secretário de Estado adjunto de Saúde André Luiz Moreira dos Anjos, “é importante deixar claro que o que tínhamos até então na macrorregião de Saúde Noroeste era apenas o SAMU municipal de Patos de Minas, isso significa que só uma parte pequena da população era atendida com o serviço de urgência. O que estamos trazendo é justamente a expansão desse serviço para todos os municípios da macrorregião”, pontuou André. O secretário adjunto ainda ressaltou que o Governo de Minas está trazendo o serviço de urgência para 33 municípios. “Eles passam a financiar juntos e usufruir do serviço de atendimento referenciado na rede SUS. Então o benefício que nós estamos trazendo é a garantia do atendimento assistencial de urgência para essa população que hoje não usufrui desse serviço”, disse.

As bases descentralizadas serão alocadas nos seguintes municípios:

· ARINOS

· URUANA DE MINAS

· VARJÃO DE MINAS

· VAZANTE

Para o Presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Região Ampliada Noroeste (CISREUNO) Edmar Xavier Maciel, o Samu Regional é um sonho antigo. “Tivemos o apoio do Governo de Minas para implantar o SAMU que vai atender 700 mil pessoas” disse o gestor. “O apoio do Estado é muito importante para que esse consórcio consiga sobreviver prestando serviços de qualidade à população”, completou Edmar.

Funcionamento do SAMU Regional

“Ao discar 192, a central de regulação em Patos de Minas vai acionar a ambulância mais próxima”, explica o presidente do CISREUNO Edmar Xavier. “Essa logística é feita com a ajuda de um software adaptado para isso, que dá agilidade ao sistema”, conclui Xavier.

Com o funcionamento do SAMU na macrorregião de Saúde Noroeste a população passará a contar com um serviço de atendimento de urgência ágil e de qualidade. Isso deve reduzir o número de óbitos, garantindo um socorro rápido e adequado aos pacientes, minimizando possíveis sequelas.

Conteúdo produzido durante a campanha eleitoral e publicado após o período de vedação legal de divulgação.

Por Pedro Lucas