A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação termina nesta sexta-feira, 30/09. Devem ser imunizadas todas as crianças na faixa etária de 14 anos 11 meses e 29 dias. Mesmo aquelas que estão com o esquema básico completo, devem ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP). 

Crédito: Fábio Marchetto

Já a Campanha Nacional de Multivacinação está destinada a crianças e adolescentes de até 14 anos 11 meses e 29 dias, não vacinados ou com esquemas vacinais incompletos. 

Até o momento, em Minas Gerais, foram aplicadas 701.911 doses da vacina contra a pólio, o que representa uma cobertura de 67,14% do público-alvo. A meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de 95%.  

A Coordenadora Estadual do Programa de Imunizações da SES-MG, Josianne Gusmão, avalia os índices de vacinação no estado e alerta sobre a importância da imunização. “A falsa impressão de que a poliomielite não possa voltar a acometer as crianças é uma das principais causas para a baixa adesão. O último caso confirmado no Brasil foi em 1989, e, após essa data não tivemos novos casos confirmados. Mas o que impede a ocorrência da doença é justamente as altas coberturas vacinais”, reforçou. 

A Campanha Nacional de Multivacinação é realizada anualmente e permite a atualização da caderneta de vacina das crianças e adolescentes. A imunização é seletiva, com avaliação do histórico vacinal e é fundamental para reduzir os casos de doenças evitáveis.  

Os imunizantes estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde do estado. Pais ou responsáveis devem levar as crianças e adolescentes no serviço mais próximo de sua casa, com a caderneta de vacina e um documento de identificação. 

Por Gustavo Souza