Atendendo em novo endereço desde o dia 22 de agosto, a Farmácia de Minas de Belo Horizonte completa um mês no novo espaço e busca cada vez mais se adequar ao fluxo de usuários que comparecem diariamente em busca de medicamentos. 

Mesmo em um local mais amplo, com número maior de cadeiras e guichês que o local anterior, a colaboração do usuário torna-se um dos pontos mais importantes para que a qualidade no atendimento seja mantida, o tempo de espera reduzido e as filas sejam evitadas. De acordo com os dados do Núcleo de Assistência Farmacêutica da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Belo Horizonte, no período de 22 de agosto à 19 de setembro, do total de 35.978 usuários agendados para atendimento, apenas 18.761 compareceram nos dias e horários agendados. A parcela restante - de 17.217 - é formada por usuários que, ao longo do mesmo período, compareceram fora do horário agendado, contribuindo assim para a geração de filas e o aumento do tempo de espera no atendimento.

Foto: Fábio Marchetto/SES-MG

De acordo com a coordenadora da Farmácia de Minas da Regional Belo Horizonte, Patrícia de Oliveira, a capacidade de atendimento é de cerca de 2.500 pessoas diariamente. O agendamento é realizado pensando na distribuição dos usuários ao longo do dia, para que não haja sobrecarga em determinados horários, reduzindo o tempo de espera e contribuindo para diminuir as filas. “Caso todos os usuários agendados para um determinado dia compareçam dentro do horário, que inclusive é escolhido pelo próprio cidadão, o fluxo de atendimento será muito mais ágil. A Farmácia de Minas atualmente atende todos os usuários de medicamentos do Componente Especializado que comparecem à farmácia, agendados e não agendados, mas ressalto a importância do compromisso do usuário com o cumprimento e respeito ao seu agendamento”, disse.

 

Primeiro mês de funcionamento

Até o dia 19 de setembro foram dispensados (dispensação de medicamentos é quando os fármacos são entregues com orientações do farmacêutico aos usuários), pela Farmácia de Minas de Belo Horizonte, mais de 60 mil medicamentos. De acordo com o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, a avaliação do primeiro mês de funcionamento da Farmácia de Minas é muito positiva. “O local é muito maior, com 5 mil metros quadrados, 120 cadeiras de espera e mais guichês do que antes. Conseguimos nos organizar para ficar mais próximos da realidade das cerca de 2.500 pessoas que buscam medicamentos por dia. Comemoramos este primeiro mês, mas ainda temos muitos desafios e buscamos cada vez mais mudanças para dar conforto ao cidadão”, ressalta o secretário.

O fonoaudiólogo André Carlos Araújo Costa, residente em Betim, por motivos de trabalho não compareceu à farmácia no período agendado. Ele afirma que a mudança de local para ele ficou um pouco mais difícil, mas parabeniza a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) pelo novo ambiente e pelo atendimento. “Para mim ficou um pouco mais longe, mas levando em consideração a estrutura, a farmácia está muito maior, o ambiente está mais climatizado e isso compensa muito. De uma forma geral, essa mudança foi muito boa para a maioria dos usuários”, disse.

Foto: Fábio Marchetto/SES-MG

 

Medicamentos do Componente Especializado (CEAF)

Os medicamentos entregues na Farmácia de Minas são itens que compõem uma lista chamada de medicamentos do componente especializado. São medicamentos utilizados em doenças raras, de baixa prevalência ou de uso crônico prolongado, com alto custo unitário. Para obter esse tipo de medicamento, antes de comparecer em uma das 28 unidades da Farmácia de Minas nas regionais de saúde em todo o estado, o cidadão deve:

  • Realizar uma consulta no site da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) conferindo se o medicamento prescrito para o seu tratamento é fornecido pela Farmácia de Minas. A consulta pode ser feita por meio de uma pesquisa por ordem alfabética ou por meio de uma pesquisa pelo nome da doença

  • Providenciar todos os documentos e exames exigidos de acordo com o checklist para o tratamento específico

  • Comparecer à Farmácia de Minas da sua regional de saúde, com todos os documentos em mãos, para solicitar o medicamento. Nas próximas retiradas, assim como ocorre na Farmácia de Minas de Belo Horizonte, o atendimento é agendado com data e hora para o comparecimento.

Ainda na fase inicial, também por meio do site, o cidadão deve acompanhar o status da solicitação. O prazo médio para análise é de 30 dias corridos. O pedido sendo deferido, a pessoa pode comparecer à farmácia ou fazer um contato telefônico para receber orientações sobre o seu primeiro atendimento. Caso o pedido da solicitação do medicamento seja devolvido, como por exemplo por falta de algum documento ou exame, isso será explicado ao cidadão por meio de um parecer. Neste caso, a pessoa deve resolver as pendências descritas e comparecer à farmácia em até 90 dias. Caso o pedido seja indeferido (este indeferimento segue os protocolos clínicos do Ministério da Saúde), o cidadão deve verificar o motivo do indeferimento e comunicar ao médico que realizou o pedido. O processo de acompanhamento até o retorno da solicitação também pode ser feito pelo MG App ou pelo site mg.gov.br.

Foto: Fábio Marchetto/SES-MG

 

Facilidade para que o medicamento chegue ao cidadão

Para que o cidadão tenha cada vez mais acesso aos medicamentos do Componente Especializado, entregues nas Farmácias de Minas de todo o estado, o paciente que por algum motivo não possa comparecer à farmácia, pode designar representantes para a retirada do medicamento preenchendo a declaração autorizadora. Ela permite que outra pessoa, indicada pelo cidadão, possa fazer a retirada do medicamento. O representante informado deve apresentar cópia do documento de identificação e informar o endereço e telefone.

Mais informações sobre entrega de medicamentos pelo estado, fluxos e renovação de receitas acesse: https://www.saude.mg.gov.br/obtermedicamentos.

Foto: Fábio Marchetto/SES-MG

 

 

Conteúdo produzido durante a campanha eleitoral e publicado após o período de vedação legal de divulgação.

Por Alessandra Maximiano