A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pirapora, por meio da Assessoria de Governança Regional, realizou no dia 14 de setembro o II Seminário de Governança Regional. O encontro ocorreu no Centro de Convenções de Pirapora.

A governança regional ou governança colaborativa, pode ser entendida como um conjunto de instrumentos que permitem a coordenação dos atores envolvidos em redes de comunicação. Já a Assessoria de Governança Regional, de acordo com a Resolução SES/MG Nº 7076/2020, Art. 10, tem por finalidade atuar na integração das unidades administrativas da Unidade Regional de Saúde (URS). Outro objetivo é a promoção de conexões institucionais entre a URS (seja ela uma superintendência regional ou gerência regional de saúde) e as políticas públicas em saúde, de forma a integrar os atores regionais do SUS (Sistema Único de Saúde) à dinâmica assistencial regional.

Mesa de abertura do II Seminário de Governança Regional - Foto: Júlia V. de Carvalho

Neste segundo seminário, a metodologia utilizada foi a apresentação de palestras e mesas redondas. A diretora da GRS Pirapora, Renata  Diniz Tavares, falou dos esforços para reunir gestores, técnicos, conselhos de saúde, coordenações de serviços, lideranças e representantes de entidades públicas de saúde, para promover a interação, aprendizado e a troca de saberes. “O objetivo do evento foi promover o  alinhamento regional entre às necessidades da população e  o conhecimento técnico dos gestores municipais, visando aprimorar o conhecimento das instâncias de governança do SUS na região para oferta de serviços mais qualificados'', explicou a diretora.

Segundo a coordenadora da Assessoria de Governança Regional da GRS Pirapora, Adriana Katia Emiliano Souza, o Seminário de Governança deste ano foi realizado com base nos anseios elencados pelos participantes do I Seminário de Governança da GRS Pirapora, realizado em 2021. à época, o encontro buscou, no contexto regional, contribuir para a consolidação das redes de atenção à saúde relacionadas não só a questões políticas, jurídicas, socioeconômicas e ambientais, mas também para melhorar as interações entre os agentes inseridos no SUS.

O evento deste ano teve a participação da promotora de justiça do Ministério Público do Estado de Minas Gerais - 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Pirapora, Ana Flávia Afonso Drumond Amorim, que proferiu palestra com o tema “A Governança da Saúde sob o olhar do Ministério Público”. Além da promotora, participou também Ricardo Assis, superintendente da Diretoria e Articulação Intermunicipal da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), que falou sobre o “Planejamento Regional Integrado na Governança Regional”.

O seminário teve a presença de coordenadores de serviços de saúde, além de gestores e conselheiros municipais de saúde, configurando participação de 100% dos municípios que formam a microrregião de Saúde de Pirapora. O secretário municipal de saúde de Pirapora, Rafael Lana, falou da importância do seminário para o diálogo sobre os avanços e desafios diários na gestão pública.

Como encaminhamento, ficou definido que em 2023 será realizado o III Seminário de Governança Regional, com foco na intersetorialidade da prestação de serviços públicos de saúde e na produção de conhecimento, visando a integração e o desenvolvimento da microrregião de Saúde de Pirapora.

Conteúdo produzido durante a campanha eleitoral e publicado após o período de vedação legal de divulgação.

Por GRS Pirapora

Enviar para impressão