A Farmácia Municipal de Piumhi é a primeira, dentre os 27 municípios da jurisdição da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos a fazer a dispensação dos medicamentos para seus usuários, após adesão à Política de Descentralização do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (PDCEAF). São Tomás de Aquino, também aderida e com o processo concluído, será a próxima cidade a fazer a entrega diretamente aos seus munícipes.

A Regional de Saúde de Passos passou de 66% no número de municípios aderidos à PDCEAF, que é uma política da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) criada para facilitar e agilizar o acesso do usuário ao medicamento do componente especializado, com dispensação diretamente pelas farmácias municipais em vez das regionais de saúde. Para isso, a SES-MG concede incentivos financeiros aos municípios para custeio do serviço e investimentos na farmácia.

Créditos: Andrea Reis Pereira/CAF-SRS Passos

Dos 27 municípios da SRS Passos, 18 aderiram à PDCEAF: Alpinópolis, Capitólio, Carmo do Rio Claro, Cássia, Claraval, Doresópolis, Guapé, Jacuí, Monte Santo de Minas, Passos, Pimenta, Piumhi, Pratápolis, São João Batista do Glória, São José da Barra, São Roque de Minas, São Sebastião do Paraíso e São Tomás de Aquino. Juntas, essas cidades representam 84% do total de dispensações mensais da Assistência Farmacêutica da SRS Passos, atendendo a 82% da população regional.

Outra cidade que deve iniciar em breve sua própria dispensação do CEAF é São Tomás de Aquino, que já solicitou a primeira remessa de medicamentos. São Sebastião do Paraíso e São José da Barra também estão com o processo em fase final e devem receber nos próximos dias a visita técnica dos farmacêuticas da CAF/SRS Passos, para verificação e análise do cumprimento dos requisitos da PDCEAF.

Nesta semana, a Coordenação de Assistência Farmacêutica (CAF) da SRS Passos fez o segundo faturamento de medicamentos para a Farmácia de Piumhi, desde que o município passou a fazer a dispensação, no início deste mês.

Esse processo é devidamente acompanhado pela CAF, para dar suporte às equipes municipais e esclarecer dúvidas, segundo a farmacêutica Keliane Aparecida Silva, da CAF/SRS Passos. “Porque é um novo fluxo, um processo novo para eles e também para nós. E facilita o acesso para o usuário, que já tem o acesso direto ao medicamento”, disse.

Para Kátia R. Gonçalves, superintendente da SRS Passos, o intuito é de otimizar e facilitar a distribuição para os gestores municipais, que têm que buscar na Unidade Regional de Saúde, e até mesmo os cidadãos que têm, por vezes, deslocar grandes distâncias para receber os medicamentos. “A descentralização visa facilitar o acesso, encurtando o trajeto e otimizando o tempo para o cidadão na entrega do medicamento de uso contínuo, indispensável para o tratamento de sua doença”, disse.

A gestora municipal de Saúde de Piumhi, Rosângela Aparecida Terra e Guerra, explica que ela e o prefeito Paulo César Vaz optaram pela adesão à PDCEAF em benefício da população, apesar de saberem que as responsabilidades aumentariam.

”Uma vez que os medicamentos eram entregues pela SRS Passos em várias remessas, dificultava e atrasavam estes medicamentos para os pacientes. A vantagem é que os medicamentos serão entregues em uma única remessa”, disse, mencionando também que a própria farmácia do município iniciará os processos de solicitação dos medicamentos, obtendo respostas mais rápidas para os usuários.

Por Enio Modesto

Enviar para impressão