A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Coordenação de Saúde do Trabalhador, informa que estão abertas até esta sexta-feira, 27/5, as inscrições para o curso de Vigilância dos Ambientes e Processos de Trabalho (VAPT). O público-alvo do curso são as referências técnicas em Saúde do Trabalhador das Unidades Regionais de Saúde (URS) e dos municípios, além de representantes da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT) estadual e das CISTTs municipais.

Para se inscreverem, os municípios devem entrar em contato com a Unidade Regional de Saúde de sua abrangência. Mais de 500 profissionais já estão inscritos.

O curso será na modalidade de ensino à distância (EAD), com carga horária de 10h, autoinstrucional, pela plataforma Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA SES, por meio do endereço: http://ava.saude.mg.gov.br/.

O VAPT tem o objetivo de qualificar profissionais do SUS e do controle social para executarem as ações de Vigilância dos Ambientes e Processos de Trabalho. Foi estruturado com a proposta de capacitar sobre o modo de olhar do SUS para o trabalho, a fim de compreender o trabalho real, identificar as condições do ambiente e processos e avaliar seus impactos na saúde dos trabalhadores e trabalhadoras.

A VAPT é uma das ações previstas na Resolução CIB/SES nº 7.730/2021, que institui o repasse de incentivo financeiro, em caráter excepcional, para o fortalecimento das ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT), no Estado de Minas Gerais.

Segundo o Anexo III da Resolução CIB/SES nº 7.730/2021, os municípios devem realizar ações de vigilância do processo, do ambiente e das condições em que o trabalho se realiza, a fim de se identificar riscos à saúde, propor medidas necessárias para a prevenção de doenças e agravos e de promoção à saúde.

A resolução tem a finalidade de fortalecer a vigilância em saúde do trabalhador em Minas Gerais, com destaque para as ações de vigilância dos ambientes e processos de trabalho (VAPT), ou seja, vigilância do processo, do ambiente e das condições em que o trabalho se realiza, a fim de se identificar os riscos à saúde existentes, bem como a propor medidas necessárias para a prevenção de doenças e agravos e de promoção à saúde; e à investigação epidemiológica das doenças e agravos suspeitos de terem relação com o trabalho.

Por meio dessa resolução, a SES repassou um montante de R$ 36.921.482,40 aos municípios.

Mais informações sobre o VAPT podem ser obtidas pelo e-mail: strabalhador@saude.mg.gov.br

Por Jornalismo SES-MG

Enviar para impressão