A Assessoria de Governança Regional (AGR) da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Manhuaçu promoveu, no último dia 16 de maio, uma capacitação para o Conselho Municipal de Saúde de Divino, cidade localizada a cerca de 320 km de Belo Horizonte. O encontro acorreu no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Divino.

A ação teve o objetivo desenvolver as competências necessárias à resolução de demandas e desafios, visando sensibilizar e fortalecer o controle social, além de realizar um diagnóstico da atuação do Conselho no município.

A referência técnica da SRS Manhuaçu, Débora Assumpção explicou que a intenção foi atualizar e oferecer orientações aos conselheiros municipais sobre legislação e a importância do papel do conselho para tomada de decisões na área da saúde. “Tivemos momentos para falar sobre a inserção de informações no Sistema DigiSUS. Tratamos também dos desafios e o papel do conselho na identificação das principais demandas de saúde do município, além de como deve ser a atuação desse importante órgão”, explicou Débora.

Créditos: Antonio Rodrigues

A secretária municipal de saúde de Divino, Josiane Alves de Souza, participou da capacitação e reforçou a importância da presença da SRS Manhuaçu. “Parabenizamos a iniciativa da SRS Manhuaçu, que sem dúvidas está qualificando o conselho para uma atuação positiva, que vai ao encontro com o bem-estar da população”, disse a secretária.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde de Divino, Lidemar José da Páscoa, explicou que boa parte dos conselheiros são novos e agradeceu a realização do encontro. “Estávamos ansiosos por esse momento de formação, justamente para mostrar aos novos conselheiros a importância de se fazer presente nas reuniões e principalmente para que a atuação de cada conselheiro seja mais efetiva para que o conselho possa fortalecer a Saúde do município”, detalhou.

O superintendente regional de saúde de Manhuaçu, Juliano Estanislau Lacerda, destacou a importância dos conselhos municipais de saúde. “O Conselho Municipal de Saúde tem um papel muito importante no controle social e no acompanhamento e fiscalização da execução das políticas públicas da área da saúde, além de propor as recomendações para que essas políticas públicas cumpram o seu papel junto aos usuários”, disse.

Composição
O Conselho Municipal de Saúde é composto por representantes do governo municipal, prestadores de serviços de saúde, trabalhadores da saúde, além de entidades e movimentos de usuários do SUS. O órgão tem caráter permanente e deliberativo, tendo como finalidade atuar na formulação de estratégias e no controle da execução da Política Municipal de Saúde.

Por Antonio Rodrigues

Enviar para impressão