No dia 13 de maio a Coordenação de Atenção à Saúde (CAS) da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Unaí realizou, por videoconferência, uma reunião de alinhamento a respeito dos indicadores de desempenho do Programa Previne Brasil. Participaram da reunião Coordenadores de Atenção Básica, referências municipais do e-SUS AB e enfermeiros das equipes de Atenção Primária dos doze municípios abrangidos pela GRS Unaí.

Foto: GRS Unai

A ação faz parte de uma agenda programada da Coordenação de Atenção à Saúde (CAS), que tem como finalidade propiciar momentos de discussão e construção de estratégias para qualificação da Atenção Primária, não apenas com foco no cumprimento dos indicadores, mas também na identificação e enfrentamento de possíveis fragilidades ainda presentes na organização dos serviços de atenção básica na região.

O Programa Previne Brasil foi instituído em 2019 e estabeleceu novos critérios de financiamento federal para a Atenção Primária à Saúde. Em 2022, após pactuação tripartite, houve alteração quanto ao monitoramento dos indicadores e, a partir do segundo quadrimestre, o repasse financeiro estará condicionado ao desempenho efetivamente alcançado pelos municípios.

Para a referência técnica da CAS da GRS Unaí, Amanda Mares, “embora esteja sendo um desafio para os municípios, é essencial garantir momentos para discutir possíveis estratégias de organização dos processos de trabalho e principalmente de qualificação dos registros em saúde. Tivemos a oportunidade de discutir atividades que os municípios propuseram em seus Planos de Ação em busca de melhor organização e gestão do cuidado na atenção primária”.

Além de apresentar as mudanças vigentes para 2022, o encontro permitiu que cada referência realizasse a avaliação da situação do Programa em nível local bem como possibilitou a troca de experiências com outros municípios sobre as ações realizadas.

Por GRS Unai