Profissionais de saúde e instituições públicas, filantrópicas e privadas que nos últimos dois anos têm desempenhado importantes ações para o controle da pandemia da covid-19 no Norte de Minas foram homenageadas segunda-feira, 16 de maio, durante a abertura da 23ª Semana da Enfermagem, realizada em Montes Claros. A coordenadora de vigilância em saúde da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes foi uma das profissionais homenageadas com o recebimento da Medalha Destaques da Enfermagem Mineira.

Enfermeiras Lucineide dos Santos e Agna Menezes, do HUCF e da SRS de Montes Claros, respectivamente - Foto: Pedro Ricardo/SRS Montes Claros

Com a participação de dezenas de profissionais atuantes em várias cidades do Norte de Minas, o evento foi realizado no auditório das Faculdades Santo Agostinho, sob coordenação do Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (Coren-MG), no mês em que se comemora o dia do Enfermeiro e dos Técnicos de Enfermagem. A solenidade foi presidida pelo presidente do Coren-MG, Bruno Souza Faria.

Ao destacar o trabalho dos profissionais de saúde no enfrentamento à pandemia da covid-19, a ouvidora geral do Coren-MG, Dinah D´Angelis destacou que “nos últimos dois anos muitos profissionais abriram mão de suas vidas para prestar assistência a milhares de pessoas que foram acometidas pela doença, muitas delas de forma fatal”.

O diretor de enfermagem do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), administrado pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Tadeu Nunes Ferreira lembrou que, no Norte de Minas, o trabalho dos profissionais do segmento enfermagem precisa ser valorizado pois, muitos, para conseguirem formação, passaram por muitas dificuldades para estudar em Montes Claros. “A pandemia da covid-19 provocou um grande impacto na sociedade como um todo e, sobretudo na área da saúde, devido às incertezas que até então nunca tínhamos enfrentado. Mas, não abrimos mão da importância do nosso trabalho para garantir a assistência à população, num momento de muitas dificuldades e angústias para todos”, lembrou Tadeu Ferreira.

Agna Menezes avaliou que a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros desempenhou um trabalho muito importante desde o início da pandemia, até o controle da doença. “Foram muitos dias de trabalho árduo para todos os profissionais da Superintendência Regional de Saúde. Isso porque, além da covid-19 tínhamos que atuar no atendimento das muitas outras demandas de saúde que temos na região. Porém, com o surgimento da covid, reforçamos o repasse de orientações aos municípios para a organização dos serviços de saúde visando atender as demandas da população. Aliado a isso, implementamos ações de logística para viabilizar a distribuição de insumos e vacinas aos 54 municípios que integram a nossa área de atuação. Trabalhamos muito, mas como resultado temos a satisfação de termos alcançado o objetivo de controlar a disseminação da covid-19 no Norte de Minas”, destaca Agna Menezes.

Na ocasião, o Coren-MG homenageou o Serviço Móvel de Urgência e Emergência do Norte de Minas (Samu); o Hospital Universitário Clemente de Faria, que atende a população exclusivamente por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e a Universidade Estadual de Montes Claros.

Por Pedro Ricardo