Em reunião por videoconferência ocorrida na última sexta-feira, dia 13 de maio, a referência técnica da Atenção Primária da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba, Andreza Machado, repassou aos profissionais da região novas orientações sobre os programas de micronutrientes na Atenção Primária à Saúde. Foram abordados o Programa Nacional de Suplementação de Ferro, o Programa Vitamina A e a Estratégia de Fortificação da Alimentação Infantil com Micronutrientes (vitaminas e minerais) em Pó, NutriSUS.

Andreza Machado (SRS Uberaba) repassa orientações por videoconferência - foto: Sara Braga

De acordo com o Ministério da Saúde, crianças menores de dois anos estão entre os grupos de risco mais vulneráveis para a ocorrência de anemia, sendo este agravo nutricional de grande preocupação para a saúde pública devido ao seu impacto negativo no desenvolvimento cognitivo, motor, emocional e social. Além disso, o cenário de má nutrição se agravou no Brasil desde o início da pandemia por covid-19 em 2020, o que torna os ajustes nos programas ainda mais importantes, focados nas crianças mais vulneráveis.

De acordo com Andreza Machado, é importante dialogar e apresentar aos coordenadores e profissionais da atenção primária as novas recomendações de suplementação de micronutrientes em crianças e gestantes. Segundo ela, “a principal estratégia para a prevenção e controle das carências nutricionais é a promoção da alimentação adequada e saudável, focando no acesso da população a esta alimentação. São utilizados como instrumentos o Guia Alimentar para População Brasileira e o Guia Alimentar para Crianças Menores de Dois Anos”. 

A referência lembra ainda que “a alimentação é um direito, assim como a saúde no Brasil, mas existe uma complexa rede de fatores determinantes, como a insegurança alimentar, a ingestão inadequada e/ou insuficiente de alimentos in natura e minimamente processados, a baixa qualidade nutricional da alimentação e a biodisponibilidade de micronutrientes, as deficiências de micronutrientes, especialmente a anemia por deficiência de ferro, que dificultam o acesso da população a esse direito. Sendo assim, é importante adotar estratégias como os programas de suplementação de micronutrientes e a fortificação das farinhas de trigo e milho com ferro e ácido fólico”, conclui. 

Samara Pelegrini, coordenadora da atenção primária do município de Perdizes, ficou muito satisfeita com a capacitação sobre as novas recomendações para os programas. Para ela, “os tópicos mais importantes da suplementação de ferro, vitamina A e também do programa NutriSUS, são as especificidades entre crianças e gestantes, o monitoramento e registro dos dados a serem lançados para validação e a abordagem das diferenças de como era antes, e após as novas recomendações”. 

Por Sara Braga

Enviar para impressão