A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) iniciou nesta terça-feira, 12/04, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, o Programa de Desenvolvimento de Governança Regional, um encontro técnico com os assessores de governança regional das 28 Gerências Regionais do estado. A programação segue até amanhã, com reuniões e apresentações.

Na abertura, o subsecretário de Gestão Regional da SES-MG, Darlan Venâncio Thomaz Pereira, destacou que o encontro tem como objetivo promover o alinhamento sobre questões relevantes para a Secretaria e as unidades regionais, buscando fortalecer a atenção à saúde nos municípios mineiros.

Para o subsecretário, os profissionais que atuam regionalmente possuem uma visão sistêmica tanto do cotidiano gerencial quanto na assistência municipal de saúde. “Por este motivo, o estado trabalha, desde 2019, para reestruturar as gerências regionais e melhorar a coordenação de saúde nas regiões. Além disso, a saúde estadual tem buscado resgatar este espaço de gestão regional dos serviços”, avaliou o subsecretário.

Segundo o Superintendente de Desenvolvimento, Cooperação e Articulação Regional, Ricardo Alves, a padronização dos processos de trabalho é muito importante para o desenvolvimento das ações de saúde. “O trabalho realizado em nível regional permite realizar o monitoramento dos serviços de saúde com mais efetividade”.

Ainda na parte da manhã, uma palestra realizada pela equipe da diretoria de Formalização de Convênios e Resoluções da SES buscou esclarecer dúvidas dos presentes sobre recursos de emendas parlamentares.

O encontro continuou na parte da tarde com uma apresentação da Superintendência de Desenvolvimento, Cooperação e Articulação Regional e com a dinâmica “Árvore de problemas e de soluções (AGR)”. Na oportunidade, os participantes relataram suas principais dificuldades na gestão regional, buscando apontar ações e mudanças para transformar cenários.

Também na parte da tarde, o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG), Eduardo Luiz da Silva, falou sobre o papel do Conselho. Já Priscila Fujiwara, coordenadora de Mobilização Social da SES-MG, abordou o tema “Relacionamento com a Imprensa e Mobilização Social”.

O encontro segue na quarta-feira, 13/04, com os temas: Elaboração de Plano de Ação e Informe da CIB-SUS/MG .

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais conta com 28 Unidades Regionais de Saúde, com o objetivo de fortalecer a regionalização da saúde pública. Por meio dessas unidades administrativas espalhadas por todo o território do Estado, a SES-MG descentraliza suas ações para estar mais próxima aos municípios mineiros e atuar com mais agilidade.

Por Juliana Teixeira