O Grupo Técnico de Trabalho (GTT) responsável pela revisão do Plano de Ação Regional da Rede de Urgência e Emergência da macrorregião de saúde Sudeste (PAR RUE Sudeste) realizou na Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Juiz de Fora um encontro que faz parte de discussões que vêm sendo realizadas de forma periódicas, desde o mês dezembro de 2021, considerando a necessidade de reavaliação da Deliberação CIB-SUS/MG nº 1634, de 18 de novembro de 2013, que aprova a Rede de Urgência e Emergência da Região Ampliada de Saúde Sudeste no âmbito do Sistema Único de Saúde do Estado de Minas Gerais, que se configura como o PAR RUE vigente.

O Grupo técnico de trabalho é composto pelos Dirigentes Regionais, pelas Referências Técnicas da RUE, Coordenadores de Atenção à Saúde, representantes das Coordenações de Regulação, do Núcleo de Vigilância Sanitária das 04 Unidades Regionais de Saúde da macro Sudeste, além da colaboração de representantes da Coordenação Estadual de Atenção às Urgências e Emergências (CEAUE), COSEMS, das Secretarias Municipais de Saúde dos municípios pólo de micro, do SAMU CISDESTE, do Conselho Municipal de Saúde e do Ministério Público.

Créditos: SRS Juiz de Fora

A fim de que se pudesse obter um Diagnóstico assistencial e situacional da RUE Sudeste, foi proposto o preenchimento de um instrumento intitulado: “AVALIAÇÃO TÉCNICA/CHECK LIST – REVISÃO PLANA DE AÇÃO REGIONAL MACRORREGIÃO DE SAÚDE SUDESTE/PDR-MG”.

Neste documento constam informações essenciais para a compreensão da dinâmica de funcionamento desta Rede, como os serviços que são oferecidos aos usuários do Sistema Único de Saúde, o quantitativo de leitos SUS disponíveis, dentre outros. Também foi definido um prazo para o levantamento dos dados, os quais foram organizados com a colaboração das CAS, das Coordenações de Regulação, da Subsecretaria de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde de Juiz de Fora, além do suporte do grupo como um todo.

Segundo Darlene Basílio dos Santos, Especialista em Políticas e Gestão da Saúde e Referência Técnica da Rede de Urgência e Emergência “ No decorrer deste processo de revisão do PAR da RUE, podemos perceber um grande envolvimento do Grupo Técnico, o que tem sido determinante para o desenvolvimento das ações que envolvem não somente o tratamento, análise e interpretação dos dados encontrados, bem como o conhecimento das diversas realidades assistenciais, nos diversos pontos da Rede, não somente no pré-hospitalar, como nas Portas, e nos ambientes de suporte posterior ao paciente, colaborando para a reabilitação e cura do indivíduo que ultrapassou a situação de Emergência, tendo a possibilidade de retornar a uma condição de saúde estável e segura ”.

Histórico

Em 22/03 já havia sido realizada uma primeira reunião de forma virtual,e na ocasião foi realizada a apresentação da SRS JF e da Subsecretaria de regulação da Secretaria Municipal de Saúde de Juiz de Fora (SSREG/SMSJF). Nessa ocasião, foi identificada a necessidade de um novo encontro para conclusão desta etapa, que ocorreu no dia 29/03.

Na oportunidade prosseguiu-se com a apresentação da SSREG/SMS JF, juntamente com a GRS Ubá, dada a concentração dos prestadores que detém as principais Habilitações em Alta Complexidade da macro Sudeste. Posteriormente houve a apresentação das Unidades Regionais de Manhuaçu e Leopoldina.

Foi possível realizar uma discussão técnica apurada e profícua, dado o grande envolvimento do grupo. Os encaminhamentos apontam no sentido de se construir um documento único, o qual será elaborado com a colaboração de todos. Este deverá ser apreciado no Comitê Gestor da RUE, instância responsável por referenciar as questões pertinentes à Rede de Urgência às demais instâncias de Deliberação, para que se possa operacionalizar, de fato, o trabalho de revisão do PAR RUE.

Por SRS Juiz de Fora