A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária, por intermédio da Coordenação de Regulação, realizou no dia 15 de março, terça-feira, de forma presencial em seu auditório,treinamento do Novo Sistema de Remanejamento (GERASUS) da Programação Pactuada Integrada Assistencial/MG (PPI) e contou com a participação de gestores e Coordenadores das Regulações municipais da sua área de abrangência.

Treinamento GERASUS - Foto: Coordenação de Regulação

O evento teve como objetivo principal o treinamento no ambiente eletrônico para os remanejamentos (GERASUS), bem como detalhar o novo regramento estabelecido pela Deliberação CIB-SUS/MG nº 3.737 de 16 de fevereiro de 2022, contendo os fluxos e atribuições dos envolvidos em cada etapa do processo de remanejamento. O treinamento foi dividido em dois momentos, sendo uma parte inicial teórica e outra com exercícios dentro do próprio ambiente de teste do GERASUS.

A Programação Pactuada Integrada (PPI) de acordo com os princípios do SUS (Sistema Único de Saúde) apresenta-se como um instrumento de planejamento físico-orçamentário dos serviços de saúde de média e alta complexidade por meio de um processo onde são definidas e quantificadas as ações de saúde para população residente em cada território, a partir da organização da rede de serviços, bem como efetuados os pactos intergestores atendendo aos princípios de regionalização. As pactuações de média complexidade são estabelecidas entre os municípios e as de alta complexidade entre as microrregiões de origem e município de atendimento.

Nesse sentido, de acordo com a deliberação, quando a programação de origem for o Estado de Minas Gerais significa que qualquer usuário do SUS de Minas Gerais poderá acessar o serviço de saúde, na referida programação, naquele município de atendimento.

O remanejamento é prerrogativa dos municípios/microrregiões de saúde de origem e será efetivado conforme cronograma publicado pela Diretoria de Programação Pactuada Integrada.

O novo sistema entrou em funcionamento dia 17 de março, deixando o Remanejamento Eletrônico de ser realizado pelo  Sistema Estadual de Regulação Assistencial (SUSFácil), devendo os profissionais acessar agora o sitewww.gerasus.saude.mg.gov.br.

Para facilitar o entendimento e melhor aproveitamento do treinamento, foi enviado anteriormente, um denso material de apoio contendo o Cronograma de 2022, o Manual Técnico de Remanejamento da PPI, Tutoriais e as Novas Legislações acerca do assunto.

O coordenador da Coordenação de Regulação (CREG), Leonardo Barros, iniciou a reunião dando boas-vindas aos presentes e dando a oportunidade de falar para os demais servidores da GRS se apresentarem. E destacou:  “a revisão das normas e processos relativos ao remanejamento da PPI assistencial/MG é uma importante entrega da SUBREG – Diretoria de Programação Pactuada Integrada, tendo em vista que otimiza o processo, fortalece a governança regional nos territórios e proporciona maior liberdade aos municípios quanto a alocação do recurso financeiro onde de fato possa ser atendido, ampliando assim o acesso. ”

A reunião foi muito produtiva e teve a participação efetiva dos convocados que aproveitaram a oportunidade para esclarecimento de suas dúvidas, agradeceram a oportunidade, que possibilitou o estreitamento da relação com a GRS e entre eles mesmos também, proporcionando a troca de experiências.

Por Giuliana Dias