Nesta quarta-feira, 19, completa um ano do início da campanha de vacinação da população do Norte de Minas contra a covid-19, alcançando 76,76% das pessoas que já estão com o esquema vacinal completo, com aplicação de duas doses de imunizantes. Ao todo, 1 milhão 109 mil 163 norte-mineiros já foram contemplados com a aplicação de duas doses da vacina AstraZeneca/Universidade de Oxford; da chinesa, CoronaVac; da multinacional norte-americana Pfizer/BioNtec ou com a dose única da vacina da Janssen.

Crédito: Pedro Ricardo

O percentual de pessoas residentes no Norte de Minas que já tomou a primeira dose de um dos imunizantes contra a covid-19 chegou a 85,93% na terça-feira, 18, alcançando 1 milhão 234 mil 376 pessoas. Já a dose de reforço (terceira) alcançou 201.005 pessoas, ou seja, 13,91% da população residente em 86 municípios que compõem a macrorregião de Saúde Norte.

A campanha de vacinação contra a covid-19 foi aberta no dia 19 de janeiro do ano passado pelo governador, Romeu Zema. Na oportunidade, ele acompanhou a vacinação do ex-administrador de fazendas, Erotides Cardoso, 96 anos, e da senhora Maria dos Reis, 90 anos, residentes no Asilo São Vicente de Paulo, em Montes Claros. Naquela ocasião, os idosos e as pessoas assistidas por instituições de longa permanência constituíam grupo prioritário para a vacinação contra a doença.

“A saúde é a nossa felicidade, é o que a gente tem de melhor no mundo. Faltou saúde, faltou tudo. Ao receber a notícia de que seria vacinado, fiquei muito alegre. Graças a Deus e ao SUS fui vacinado! Estou livre dessa doença”, frisou emocionado Erotides Cardoso.

Por sua vez, Maria dos Reis afirmou que a vacina representava uma nova esperança na sua vida. “É uma felicidade que não cabe dentro da gente. Fiquei muito alegre ao saber que seria vacinada e que minha vida voltaria ao normal”, relatou.

Para o início da campanha de vacinação, os municípios receberam 42.280 doses de vacinas da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros e das Gerências Regionais de Saúde (GRS) de Januária e Pirapora.

A superintendente regional de Saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques, ressalta que “o primeiro ano de vacinação contra a covid foi de muito trabalho para os profissionais atuantes na Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), bem como para os que atuam nos municípios. Mas, o resultado obtido até o momento é gratificante, levando em conta que a maioria da população compreendeu a importância da vacinação para vencermos a pandemia. Só com a imunização completa, inclusive com a aplicação da dose de reforço, alcançaremos boas coberturas vacinais e, com isso, as pessoas estarão mais protegidas contra as formas mais graves da doença”, ressalta.

A coordenadora de Vigilância em Saúde da SRS-Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes, também entende que a campanha de vacinação contra a covid-19 tem evoluído de forma satisfatória no Norte de Minas, porém ressalta a importância da população concluir o esquema vacinal com a aplicação das segunda e terceira doses.

“Só com a imunização completa teremos condições de voltar a ter uma vida normal, uma vez que teremos reduzida a disseminação do novo coronavírus, bem como a proliferação de novas variantes. Enquanto as coberturas vacinais não alcançarem mais de 90% da população é importante que as pessoas mantenham os cuidados com a higiene e a utilização de máscaras, além de assegurar o acesso das crianças com idade entre 5 a 11 anos à vacinação”, lembra a coordenadora.

Resultados nas URS’s

Um ano depois do início da vacinação contra a covid-19 em 54 municípios que compõem a área de atuação da SRS-Montes Claros, 78,73% da população já tomou as duas doses de um dos imunizantes utilizados para o combate à doença, ou foi contemplada com a dose única da vacina da Janssen. Ao todo são 761.011 pessoas com o esquema vacinal completo com duas doses.

Já a dose de reforço alcançou 140.306 pessoas (14,52% da população). Por outro lado, o percentual da população que já tomou a primeira dose de uma das vacinas está em 87,35%, o que representa 844.304 pessoas.

Entre 25 municípios que compõem a área de jurisdição da GRS- Januária, 71,91% da população já tomou duas doses de vacinas contra a covid-19 (253.151 pessoas); 45.077 já foram contempladas com a aplicação da dose de reforço (12,80% da população). Já 81,44% dos moradores dos 25 municípios já tomaram a primeira dose de vacina contra a doença, o que representa um contingente de 286.701 pessoas.

Em sete municípios que compõem a GRS-Pirapora, a campanha de vacinação contra a covid-19 também apresenta bons resultados alcançados neste primeiro ano. Até o momento, 95.001 pessoas (75,17%) já tomaram as duas doses de um dos imunizantes ou a dose única da Janssen; outras 15.622 pessoas já tomaram a terceira dose (12,36%). Já a aplicação da primeira dose de uma das vacinas contra a covid-19 contemplou 103.371 pessoas, perfazendo 81,79% da população.

Por Pedro Ricardo