Na última segunda-feira (17), a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá promoveu um treinamento sobre o Programa Nacional de Controle do Tabagismo aos profissionais da Atenção Básica do município de Silverânia. A capacitação segue diretrizes do Ministério da Saúde (MS) e do Instituto Nacional do Câncer (Inca), que atuam em rede e desenvolvem ações junto às equipes da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) que, por sua vez, multiplica junto às equipes coordenadoras dos municípios, para desenvolverem atividades de coordenação/gerência operacional e técnica do programa.

Divulgação

Em Silverânia, o Programa Nacional de Controle do Tabagismo será iniciado pelos profissionais capacitados pela GRS-Ubá. “Prestamos nosso apoio técnico para essa equipe, demonstrando a operacionalização do programa e auxiliando a projetar as primeiras ações. Agora, estão com a missão de identificar pacientes que frequentam a Unidade Básica que tenham o desejo de parar de fumar, rastreamento que pode ser feito até mesmo pelas visitas domiciliares dos agentes comunitários. A partir daí, são formados grupos de apoio, que são orientados e acompanhados por profissionais de Saúde” explicou Elis Regina de Oliveira Mattos, coordenadora da Atenção à Saúde da GRS-Ubá.

“Foi muito produtivo recebermos essas orientações da Regional, pois agora temos uma direção quanto ao objetivo do grupo e a forma de chegar a esse público. Inclusive, soubemos da importância de mantermos o contato com as pessoas que vierem a participar, contribuindo com encontros de manutenção e prevenção de recaídas”, contou Nathane Corrêa, enfermeira da Unidade Básica de Saúde de Silverânia. Participaram também Daiana Antunes, nutricionista; Amanda Couto, assistente social; e Alysson canônico, fisioterapeuta.

Por Keila Siqueira de Lima