A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária, no intuito de alinhar questões relacionadas a rede de assistência à Saúde Mental nas esferas municipal, regional, estadual e nacional, reuniu-se com os coordenadores do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), no dia 6 de janeiro.

Divulgação

A reunião teve como objetivo discutir e alinhar diversas temáticas relacionadas à saúde mental e os encaminhamentos necessários, tendo como pauta: a pandemia de covid-19; o impacto nos serviços da Rede de Atenção Psicossocial (Raps); recursos estaduais creditados no ano de 2021; supervisão clínico institucional; visita técnica de monitoramento do serviço; informações sobre equipe multiprofissional covid-19 (resolução SES/MG nº 7.303, de 18 de novembro de 2020); e as ações para o Janeiro Branco.

Neste momento de pandemia, quando viu-se aflorar na população sentimentos como medo, angústia, estresse e sofrimento pelas perdas familiares ou por incertezas quanto ao futuro, o cuidado com a saúde mental, deve ser realizado de forma contínua e ampliada. Para oferecer, com êxito, atenção e tratamento aos indivíduos que apresentem qualquer grau de sofrimento e conflitos intensos, é preciso levar em consideração as vulnerabilidades e o contexto socioeconômico no qual o paciente está inserido.

Nesse sentido, verifica-se a necessidade do acompanhamento junto aos profissionais do registro de casos de situação de sofrimento mental em decorrência da pandemia, e as ações de atenção e cuidado psicossocial direcionadas ao acolhimento.

Durante o evento foram abordadas as estratégias e atendimentos que estão sendo utilizados para o acolhimento e continuidade do cuidado aos pacientes com transtorno mental e/ou que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas, sendo verificado se o serviço está conseguindo realizar as visitas domiciliares, se as equipes da Atenção Primária à Saúde (APS) têm mantido o acolhimento e continuidade do cuidado aos pacientes e como está a permanência do serviço.

Também foi enfatizada a relevância do “Janeiro Branco”, campanha inspirada no “Outubro Rosa”, que chama atenção para o câncer de mama e outras doenças que acometem, em grande maioria, mulheres. O “Janeiro Branco” surgiu em 2014, por iniciativa de psicólogos de Uberlândia, Minas Gerais, sendo seu objetivo a conscientização da promoção e proteção da Saúde Mental. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nos últimos anos as doenças mentais tiveram aumento considerável, e esse resultado é motivo de grande preocupação entre os profissionais da saúde.

A coordenadora de Atenção à Saúde (CAS/GRS-Januária), Nayra de Oliveira Duarte, ressaltou que “o início do ano é marcado pelo planejamento das ações para o ano, com isso realizar o alinhamento das demandas pré-existentes e aquelas necessárias de serem programadas favorece a organização dos processos de trabalho e assistência nos Caps”.

Por Giuliana Dias Luz Batista

Enviar para impressão