A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária realizou, na sexta-feira (3/12), em seu auditório, a última reunião ordinária do ano de 2021 da Comissão Intergestora Bipartite Microrregional (CIB-Micro) de forma unificada, sendo CIB-Micro de Januária e Manga; e CIB-Micro de Brasília de Minas/São Francisco. A Regional também sediou as reuniões das CIB-Micro da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros e CIB-Micro da GRS-Pirapora, concomitantemente, no Hotel e Restaurante Viva Maria.

Divulgação

A reunião, conduzida pela GRS-Januária, tratou de vários tópicos pertinentes à gestão dos municípios, apresentados no bloco Ciência e Conhecimento, pela Coordenação de Regulação (Creg). Também foi apresentada a Assunção da Gestão dos Prestadores – Comando Único: Bonito de Minas, Juvenília, Ubaí e Varzelândia. A Secretaria Executiva da CIB-Micro (Secib) informou sobre pactuações homologadas na CIB-SUS/MG. Já pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvepi), foi abordado o Plano de Contingência de Arboviroses. No bloco de apresentações, o Nuvepi dispôs sobre o Plano de Enfrentamento à Sífilis; Epizootias e Febre Amarela; Cobertura Vacinal contra Febre Amarela; Vacinação Covid-19; Cobertura Vacinal de Rotina 2021. Por fim, foi apresentada a pactuação referente à Rede de Atenção às Vítimas de Violência Sexual pela Coordenação de Atenção à Saúde (CAS).

O subsecretário de Gestão Regional da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Darlan Venâncio Thomaz Pereira, agradeceu aos gestores e suas equipes pela dedicação neste ano de pandemia, consequentemente pelas dificuldades enfrentadas: “Agradeço pela dedicação de todos neste ano, foram muitas lutas, sei da abdicação de família, altruísmo e solidariedade. Anseio que o próximo ano seja melhor, e que, juntos, Estado e municípios, possamos continuar a realizar trabalhos em prol do desenvolvimento da saúde”.

Estiveram presentes, também, nos eventos, representantes de todos os municípios que compõem as microrregiões, assim como os presidentes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG) de Januária, Pirapora e Montes Claros, Rafael Nunes de Andrade, Rafael Lana e Edivaldo Farias da Silva Filho, respectivamente. Também participaram, o subsecretário de Gestão Regional da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Darlan Venâncio Thomaz Pereira, dirigentes das Unidades Regionais, gestores municipais, coordenadores, técnicos e secretários executivos das Unidades Regionais de Saúde (URS) de Januária, Pirapora e Montes Claros.

CIB-Micro

A CIB-Micro é instância colegiada de articulação, negociação e pactuação dos aspectos de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) no âmbito da microrregião, conforme desenho territorial do Plano Diretor de Regionalização (PDR) vigente, com finalidade de fortalecer a identidade sanitária microrregional, por meio do debate dos problemas comuns, na busca por soluções conjuntas, do compartilhamento de recursos, culminando na consolidação das ações e serviços de saúde ofertados à população, cujo funcionamento se organiza da seguinte forma:

a) Câmara Técnica da CIB-Micro; e

b) Reunião Ordinária da CIB-Micro.

Microrregião

A microrregião é um conjunto de municípios, preferencialmente circunvizinhos, com porte populacional de aproximadamente 100.000 habitantes ou mais, ordenado de forma a integrar os níveis de atenção primária e secundária, e oferta do elenco detalhado na Carteira de Serviços Ambulatoriais e Hospitalares do SUS-MG, disponibilizada no sitio eletrônico da SES-MG, em procedimentos sobretudo da média complexidade hospitalar e ainda alguns da alta complexidade.

A diretora da GRS-Januária, Ioná, falou sobre a satisfação em receber todos os gestores da macrorregião Norte para realizar mais um momento de discussão, articulação e negociação. Agradeceu pela parceira e enalteceu a dedicação dos gestores no presente ano.

Por Giuliana Dias Luz Batista