A grade de referência hospitalar da Rede de Urgência e Emergência (RUE) da macrorregião Leste do Sul foi pactuada, em 3/12, durante reunião, on-line, do Comitê Gestor Regional das Urgências da Região Ampliada de Saúde Leste do Sul e, posteriormente, na Comissão Intergestores Bipartite Macrorregional (CIB Macro), com a presença de representantes das microrregiões de Ponte Nova, Viçosa e Manhuaçu.

Ao longo do mês de novembro, ocorreram reuniões técnicas envolvendo as Superintendências Regionais de Saúde (SRS) de Ponte Nova e Manhuaçu, comitê gestor, gestores do território e prestadores hospitalares para discussão do assunto.

Conforme a Portaria de Consolidação GM/MG n° 3, de 28 de setembro de 2017, e a Deliberação CIB-SUS/MG Nº 3.414, de 19 de maio de 2021, a Rede de Atenção às Urgências e Emergências possui os seguintes componentes: Promoção, Prevenção e Vigilância à Saúde, Atenção Básica, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), Sala de Estabilização para pacientes críticos ou graves, Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24h), Hospitalar e Atenção Domiciliar.

A referência técnica da Coordenação de Atenção à Saúde (CAS), Karen de Fátima Ségala, explicou que a construção da grade é um trabalho conjunto. “Ele é fruto do diagnóstico realizado para conhecimento das necessidades da rede de saúde da macrorregião, tendo como principal objetivo fortalecer os pontos que compõem e que virão a compor a RUE. Além da implantação dessa rede, precisamos atuar no monitoramento e na avaliação, a fim de qualificar ainda mais a assistência, sendo o Comitê Gestor uma peça fundamental“, esclareceu.

A grade contempla proposta de ampliação do Serviço de Atenção Domiciliar, a implantação do SAMU, Portas de Entrada Hospitalares de Urgência, além da incorporação de leitos de Retaguarda, UTI Adulto e Pediátrico, Cuidados Prolongados, Unidade de AVC e Unidade Coronariana. O nivelamento dos hospitais no Rede Resposta se dará conforme a Deliberação CIB-SUS/MG nº 3.592, de 5 de novembro de 2021, que aprova a atualização das diretrizes para organização do Programa Rede Resposta às Urgências e Emergências no âmbito da Política de Atenção Hospitalar de Minas Gerais (Valora Minas), e da Deliberação CIB-SUS/MG nº 3.606, de 11 de novembro de 2021, que aprova o elenco de hospitais, tipologia e o respectivo valor de incentivo financeiro para o Módulo Hospitais Plataforma do Valora Minas.

O superintendente da SRS-Ponte Nova, Marcus Schitini, declarou que é a primeira vez que se abriu a oportunidade de realizar essa pactuação, com o fundamental apoio do Governo do Estado. “Com o avanço do Samu, em vias de implantação, já vínhamos avançando nessa questão de qualificar as portas, mas ele é apenas um componente de rede. Os hospitais têm, hoje, uma sobrecarga de atendimento, principalmente os de ponta que são sede de macro e microrregião, como o Arnaldo Gavazza, em Ponte Nova, o São Sebastião, em Viçosa, e o César Leite, em Manhuaçu. Com o Samu incorporado a uma rede devidamente qualificada, podemos estratificar e encaminhar pacientes aos locais certos de atendimento, visando o tempo de resposta e a resolutividade de cada serviço”, reforçou.

“O que a gente enxerga é que a qualificação vai trazer uma lógica de funcionamento de rede, sobretudo dos hospitais de grande porte, e também fomentar a vocação dos hospitais de pequeno porte, que são instituições de retaguarda e cuidados prolongados. Tenho certeza que o processo será um sucesso, trazendo mais qualidade de vida aos pacientes da nossa região”, completou.

Por Tarsis Murad