A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária, por meio do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvepi), realizou, na última semana de novembro, Campanha de Sensibilização sobre a Sífilis.

Crédito: Gerência Regional de Saúde de Januária

A sensibilização foi articulada por Iara Gomes Andrade de Matos, referência técnica de IST/AIDS da GRS, que ressaltou a importância da campanha. “Além de ter proporcionado o desenvolvimento de ações voltadas para as demandas de pessoas, como servidores da Regional de Saúde, da Superintendência Regional de Ensino para testagem rápida de sífilis, que é a melhor forma de diagnosticar a doença com rapidez e segurança, foram também descritas orientações importantes quanto à necessidade do diagnóstico precoce, uso de preservativos, principal grupo de risco e faixa etária de maior incidência de casos.

A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST), curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum. Ela pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios, (sífilis primária, secundária, lactente e terciária). Os sinais e sintomas variam de acordo com cada estágio da doença. A sífilis, além de ser sexualmente transmissível, pode também ser transmitida verticalmente, ou seja, da mãe para o feto, por transfusão de sangue ou por contato direto com o sangue contaminado.

O acompanhamento das gestantes e parceiros (as) sexuais durante o pré-natal previne sífilis congênita e é de fundamental importância dentro do contexto, pois se for identificada precocemente, a doença não costuma causar grandes danos à saúde.

Por Gerência Regional de Saúde de Januária