Após um ano e 8 meses de reuniões por teleconferência, devido à pandemia do novo coronavírus, a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) da macrorregião Oeste se reuniu, presencialmente, na terça-feira 30/11, no auditório da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), unidade Divinópolis, seguindo os protocolos sanitários.

Divulgação

Formada por 53 secretários municipais de Saúde, membros da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Divinópolis e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG), a CIB discute mensalmente os assuntos relacionados à saúde da região e que impactam nos serviços oferecidos à população.

Estavam na pauta na reunião, ciências de propostas de emendas parlamentares, calendário de reuniões do próximo ano e remanejamento de procedimentos hospitalares. Houve ainda pactuações referentes a grade de instituições de referência para atendimento às vítimas de violência sexual, adesão ao incentivo financeiro excepcional voltado ao fortalecimento do acesso às ações integradas para rastreamento, detecção precoce e controle do câncer no Sistema Único de Saúde (SUS-MG) e da descentralização da Vigilância Laboratorial, por meio do Centro Colaborador da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) para as microrregiões. Na oportunidade, também foi informada a situação epidemiológica da covid-19 e cobertura vacinal na macrorregião Oeste.

Para o superintendente da URS-Divinópolis, Julio Barata, este é um momento importante após tanto tempo em reuniões on-line. “É bom e importante termos a reunião presencial novamente. O momento ainda requer cuidados, mas já é um passo para discutirmos e debatermos os assuntos da saúde de maneira presencial”, destacou o superintendente.

A presidente do Cosems-MG Regional Oeste e secretária municipal de saúde de Candeias, Daniela Alves Ferreira, reforçou a necessidade das reuniões presenciais. “Após tanto tempo, é bom rever vocês nesta reunião para tratarmos dos interesses da saúde da população. É bom ver todos bem”, disse.

Por Willian Pacheco