Atendendo solicitação da Vigilância Sanitária (Visa) do município de Bocaina de Minas, a equipe da Visa Regional/JF esteve na cidade, entre os dias 23 a 25 de novembro, com objetivo de apoiar as inspeções aos estabelecimentos de saúde, de interesse à saúde e de alimentos.

Crédito: Adriana Mendes

Durante a estada, as servidoras da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Juiz de Fora, Selma Ayupe e Eliana Fioravante, autoridades sanitárias; Maria Alice de Almeira e Camila Ramos, referências técnicas, cumpriram vasta agenda. Primeiro, com os vereadores e setor regulado para esclarecer sobre a importância da atuação da Vigilância Sanitária no município. Em seguida, com o prefeito Luzimar de Moura Benfica e o secretário de saúde Thiago Donizete da Silva, quando relataram as ações realizadas no município, reforçando a importância do poder público no apoio ao serviço da Vigilância Sanitária.

De acordo com Maria Alice, “com a descentralização das atividades da Vigilância Sanitária, nosso papel passa a ser de apoio aos municípios na estruturação do serviço e na realização conjunta em inspeções e ações educativas”. Ela completa: “Essa descentralização ainda não foi totalmente absorvida pelas Visa´s municipais, sendo assim, necessitam do nosso auxílio nas ações mais complexas”.

Por Adriana Mendes