Na última segunda-feira (29/11), a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pirapora promoveu um momento de reflexão sobre a Saúde do Homem, durante roda de conversa entre os servidores da GRS. Ao fim do encontro, eles receberam, também, um brinde simbólico com mensagem de alerta para reforçarem o cuidado com a própria saúde. Alguns participantes fizeram relatos espontâneos, relacionados às situações que vivenciaram necessidade de atendimento médico e salientaram como é importante superar o preconceito na hora de cuidar da saúde.

Crédito: Lillian Morais Silva Tararam

O servidor Carlos Alberto Gonçalves Pereira compartilhou com os colegas a importância de procurar atendimento médico, especialmente quando há sintomas, relatando experiência vivida por ele há alguns meses. Carlos ressaltou que sempre teve dificuldades em buscar auxílio médico, mas, que uma palestra realizada na GRS-Pirapora o chamou atenção para o cuidado que precisava ter com sua saúde. “Temos que nos cuidar, não podemos achar que somos mais fortes e não adoecemos só porque somos homens, que devemos mudar o nosso comportamento.”  Finalizou, agradecendo pelo momento proporcionado.

A coordenadora da Atenção à Saúde da Regional, Josiane Magalhães, disse que foi um momento simbólico para lembrar aos homens que o autocuidado é o mais importante. “Independentemente da sua idade, o homem deve se conhecer, se alimentar bem, fazer atividades físicas, socializar e, claro, buscar avaliação de profissionais de saúde periodicamente.” Continuou a coordenadora, dizendo que, “historicamente, os homens buscam menos os serviços de saúde para se cuidar e prevenir doenças, paralelamente a isso, são os mais afetados por diversas doenças”, concluiu Joseane.

Para a gerente regional de saúde de Pirapora, Maria Candida Fiuza Costa Queiroz, o objetivo da ação foi chamar a atenção dos servidores da Regional para a necessidade de cuidar da própria saúde. “Muitas vezes cuidamos e planejamos a saúde pública e nos esquecemos que precisamos primeiramente estar saudáveis, cuidando da nossa própria saúde. Assim, o alerta no dia de hoje foi direcionado aos homens, para que cultivem hábitos saudáveis e busquem, sempre que necessário, atendimento médico especializado e periódico”, disse a gerente.

Por Lillian Morais Silva Tararam

Enviar para impressão