Dia D em Muriaé contou com a parceria entre Secretaria Municipal de Saúde e Rotary Clube

As salas de vacina das 31 cidades jurisdicionadas pela Unidade Regional de Saúde (URS) de Ubá foram abertas no último sábado (16/10), para o dia de mobilização da Campanha Nacional de Multivacinação. Seguindo as recomendações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), foram disponibilizados 18 tipos de imunizantes do calendário nacional de vacinação para crianças e adolescentes.

Com intuito de oferecer um ambiente mais acolhedor para o público infantil, as secretarias municipais de Saúde utilizaram personagens conhecidos das crianças como o Zé Gotinha. Foram, também, estabelecidas parcerias com entidades da sociedade civil, como o Rotary Clube, promovendo brincadeiras e conscientizando sobre a importância de manter o calendário vacinal atualizado.

Crianças de São Francisco do Glória exibem cartão de vacina atualizado no Dia D

Além da atualização do calendário vacinal, a ação buscou alcançar cobertura entre 90% a 95%, conforme o tipo de imunizante. “Todas as secretarias municipais de Saúde aderiram ao Dia ‘D’, o que nos trouxe muita satisfação, proporcionando o aumento da cobertura vacinal e reforçando, junto à população, a importância da imunização e de completar os esquemas vacinais. Dessa forma, estamos trabalhando para evitar que nossas crianças e adolescentes apresentem doenças imunopreveníveis como sarampo, rubéola, caxumba, entre outras, que podem deixar sequelas graves nos pacientes. A vacina é a melhor maneira de prevenir diversos agravos, e pelo SUS é gratuita, um grande avanço da sociedade brasileira”, contou Ana Célia Jacinto, coordenadora do núcleo de Epidemiologia da URS Ubá.

A campanha teve início no dia 1/10 em todo o país e vai ser encerrada no dia 29 de outubro.

Por Keila Siqueira de Lima