A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano realizou no dia 6 de outubro, no auditório da prefeitura de Timóteo, a 10ª reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) da macrorregião do Vale do Aço e das microrregiões de Ipatinga, Coronel Fabriciano/Timóteo e Caratinga.

Divulgação

A reunião foi direcionada para os secretários municipais de saúde da região do Vale do Aço e contou com as participações do presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS-MG) de Coronel Fabriciano, Ranieri Martinelli Resende do Prado, do diretor da Regional, Ernany de Oliveira Duque Júnior, da coordenadora da câmara técnica da CIB regional, Andréia Medeiros da Silveira Hemétrio e referencias técnicas da SRS.

Para dar abertura à reunião, Micheli Egydio, referência técnica em Arboviroses da Regional, apresentou o informe do Plano Municipal de Contingência de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. De acordo com a referência, o objetivo do plano é organizar, orientar, facilitar, agilizar e uniformizar as ações para preparação e resposta oportuna às emergências em saúde pública. “Com o plano é possível impedir vulnerabilidades socioambientais da população, infestações pelo Aedes aegypti, circulação simultânea dos quatro sorotipos de DENV (sorotipo da dengue) com CHIKV (febre Chikungunya) e ZIKV (Zika Vírus) e obter maior capacidade de resposta dos servidores da saúde” afirmou.

Também pautada na reunião, a portaria GM/MS nº 1698 de 23 de julho de 2021 que trata de um dos programas do Ministério da Saúde que tem como objetivo promover a melhoria estrutural das Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios da macrorregião de Saúde do Vale do Aço. Para realização do programa, será utilizada força de trabalho de pessoas privadas de liberdade dos regimes aberto e semiaberto, para a revitalização dos espaços físicos das UBS's.

O plano municipal de saúde de 2022 a 2025, o programa de fortalecimento e melhoria dos hospitais do SUS/MG (PRO-HOSP), informe sobre cirurgias eletivas e outros temas de relevância regional também foram abordados durante a reunião.

Todos os protocolos de higiene e segurança contra a covid-19 foram adotados pela Regional no encontro.

Por Kellyeny F. P. Oliveira

Enviar para impressão