A Superintendência Regional de Saúde de (SRS) de Ponte Nova, por meio do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvepi), consolidou, nesta semana, a entrega de primeiras doses suficientes para vacinar a população adulta do território, composto por 30 município das microrregiões de Ponte Nova e Viçosa. Agora, espera-se o reforço para a complementação da imunização de pessoas idosas e pacientes imunodeprimidos.

Em 16/9, a cobertura vacinal da SRS Ponte Nova, conforme registro no painel Vacinômetro, foi de 243.910 doses 1, 8.839 doses únicas e 120.273 doses 2 aplicadas. O superintendente, Marcus Schitini, reforçou que o alcance de toda a população adulta foi bem-sucedido graças ao cumprimento da Deliberação CIB-SUS/MG, nº 3.508, de 03 de setembro de 2021, cujo parágrafo 3º prevê que os municípios que ainda tenham reserva técnica da vacina Coronavac, após a conclusão da vacinação na população com idade igual ou superior a 18 anos, disponibilizem tal estoque para a SRS. “Isso permitiu que muitos de nossos municípios efetuassem a devolução, tornando possível remanejar doses para outros que ainda não haviam completado a vacinação desse público”, declarou.

Divulgação

A referência técnica em Imunização do Nuvepi, Thiany Silva Oliveira, alertou que a imunização completa só ocorrerá após administração da segunda dose, exceto para aquelas pessoas que receberam a vacina em dose única, sendo importante evitar uma falsa sensação de proteção comunitária. “É preciso que a população esteja ciente da necessidade de retorno para o recebimento da segunda dose, além da manutenção das medidas de prevenção, como o distanciamento social, o uso de máscaras e a higienização das mãos. A vacinação, isoladamente, não é capaz de conter o avanço da doença, principalmente no atual momento, em que acompanhamos a inserção da variante Delta no território”, frisou.

Cobertura de rotina
Nesse contexto de preocupação com a vacinação covid-19, Thiany Oliveira ressaltou que o longo período de restrição de contato social reduziu expressivamente a cobertura das vacinas de rotina, principalmente contra as meningites, aplicada em crianças e adolescentes. “Portanto, em especial no momento em que estamos vivendo o retorno gradual às aulas presenciais, é urgente e imprescindível que os pais busquem as unidades básicas de saúde e atualizem a caderneta de vacina”, orientou.

Além disso, a referência técnica recomendou que todos os municípios da região organizem estratégias, considerando a realidade local, para busca ativa de faltosos e de pessoas com dificuldade de acesso. “A SRS Ponte Nova sugere que os municípios tenham horários flexíveis de acesso aos trabalhadores, visitas domiciliares para pessoas com dificuldade de locomoção e um canal de comunicação com a população para escuta de necessidades”, citou.

Reuniões
Semanalmente, a equipe da Nuvepi realiza reuniões junto aos técnicos das salas de vacina e coordenações de Epidemiologia municipais para alinhamento das diretrizes do Plano Nacional de Imunização (PNI) e das recomendações estaduais sobre vacinação, bem como para suporte técnico relacionado à conservação, administração, manuseio e acondicionamento de imunobiológicos.

Além disso, conforme a deliberação CIB-SUS/MG nº 3.437, de 11 de junho de 2021, foi instituído o Grupo de Análise e Monitoramento da Vacinação (Gamov), em âmbito regional, cujos membros – entre referências técnicas da SRS e representantes do Conselho das Secretariais Municipais de Saúde (Cosems) – reúnem-se quinzenal ou extraordinariamente para discutir o cenário da vacinação, tanto das vacinas de covid-19 quanto das que integram o calendário de rotina e campanhas.

“O trabalho do grupo envolve o monitoramento do processo vacinal, a discussão de ações a serem desenvolvidas para o avanço da vacinação nos municípios, o encaminhamento de proposições ao Gamov Nível Central e a avaliação de impactos, sempre em consonância com as normas técnicas”, pontuou a coordenadora de Vigilância em Saúde, Maria Goretti de Sena Fernandes, que também está à frente dos trabalhos do Gamov. Ela ainda acrescentou que o grupo vem para reforçar a participação dos municípios na condução das estratégias para melhoria das coberturas. “É preciso alimentar e incentivar esse espaço, pois os municípios estão na ponta e, por isso, são os executores e responsáveis pelo êxito das ações”, finalizou.

Por Tarsis Murad