Créditos: ASSCOM Prefeitura Machado

Na sexta-feira (3), foram inaugurados leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) na Santa Casa de Caridade de Machado, Sul de Minas. A superintendente regional de Saúde de Alfenas, Thaís Helena Prado Araújo, representou a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) no evento, que contou ainda com a presença da coordenadora da Vigilância Sanitária, Waldete Brandão.

"É com grande alegria que participamos desta conquista, não só para o município de Machado, mas para a nossa região. Mais leitos de UTI significa internações mais ágeis e, muitas vezes, mais próximo de casa, refletindo em uma melhor assistência e acesso. Parabenizo a todos que se empenharam para tornar possível a disponibilização desses leitos, de extrema importância para nossa região, contribuindo para a melhoria da assistência em terapia intensiva e a garantia da integralidade dos serviços a serem prestados à população", comentou Thaís.

A cerimônia de inauguração foi realizada no pátio aberto do hospital, contando com a presença de diversas autoridades e profissionais de saúde, seguindo as normas de distanciamento social e protocolos de higienização.

“Vivenciamos, hoje, um cenário de grande demanda por leitos de terapia intensiva. Portanto, faz-se necessário o aumento da oferta desses leitos, uma vez que o paciente precisa de cuidados imediatos e muitas vezes não pode esperar por uma vaga de leito disponível”, destacou Andréa de Fátima Santos Carvalho, coordenadora de Atenção à Saúde da SRS Alfenas.

De acordo com o prefeito, Maycon Willian, foram investidos mais de R$ 1 milhão para a obra e compra de equipamentos. Durante a inauguração ele agradeceu o apoio de toda a sua equipe, dos vereadores e da SES-MG.

“As internações começarão após a inspeção da Vigilância Sanitária, onde serão conferidos todos os equipamentos, instalações, documentação, composição e especialização de recursos humanos. Assim que formos acionados pelo município estaremos realizando todos os procedimentos para a inspeção necessária ao credenciamento”, concluiu a coordenadora da VS, Waldete Brandão.

Créditos: ASSCOM Prefeitura Machado

Por Thayane Viana de Carvalho Lenzi