Nesta sexta-feira (11/6), a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS) e as Gerências Regionais de Saúde de Januária e Pirapora recebem nova remessa de 54.780 doses de vacinas contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. A 24ª remessa conta com 34.950 doses de vacinas da AstraZeneca/Universidade de Oxford. Outras 19.830 doses são de imunizantes fabricados pela multinacional norte-americana Pfizer/BioNtech.

Crédito: Pedro Ricardo

O repasse dos imunizantes aos 86 municípios que compõem a região ampliada de saúde do Norte de Minas será realizado na segunda-feira, 14/6. Entre 54 municípios que integram a área de atuação da SRS de Montes Claros serão repassadas 23.550 doses de vacinas da AstraZeneca/Universidade de Oxford e 13.290 doses de vacinas da Pfizer/BioNtech. Pelo fato de possuir maior número de habitantes, para Montes Claros serão entregues 13.210 doses de vacinas da AstraZeneca e 5.694 doses da Pfizer.

Para 25 municípios que integram a Gerência Regional de Saúde de Januária serão repassadas 7.510 doses de vacinas da AstraZeneca/Universidade de Oxford e 4.728 doses da Pfizer/BioNtech. Por outro lado, sete municípios que compõem a área de jurisdição da GRS de Pirapora receberão 3 mil 890 doses de vacinas da AstraZeneca e 1 mil 812 doses da Pfizer.

Com a nova remessa o Norte de Minas contabiliza o recebimento de 841.570 doses de vacinas da CoronaVac; AstraZeneca/Universidade de Oxford e da Pfizer/BioNtech.

Público-alvo

A coordenadora de vigilância em saúde da SRS de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes explica que com a nova remessa de vacinas da Pfizer/BioNtech será dada continuidade da aplicação da primeira dose em pessoas com comorbidades; deficientes físicos permanentes graves com ou sem recebimento de Benefício de Prestação Continuada – (BPC); gestantes e puérperas.

Ainda com as vacinas da Pfizer/BioNtech os municípios deverão ampliar em 25% a vacinação de trabalhadores de educação do ensino básico e mais 4% dos profissionais das forças de segurança, salvamento, Forças Armadas e da Polícia Penal.

Já as vacinas da AstraZeneca/Universidade de Oxford a orientação da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) é de que os municípios deverão continuar a vacinação de pessoas com comorbidades e deficientes físicos permanentes graves; aplicação da primeira dose em 27,5% em trabalhadores do ensino básico e em 5% dos profissionais das forças de segurança, salvamento, Forças Armadas e Polícia Penal.

Vacinômetro

Até a manhã desta sexta-feira, 11/6, dados contabilizados pela SES-MG por meio da plataforma informatizada vacinômetro, informavam que aumentou para 380.288 o número de pessoas residentes na macrorregião de saúde do Norte de Minas que já receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19. Outras 178.591 pessoas concluíram o esquema vacinal com o recebimento da segunda dose.

Por Pedro Ricardo