Em reunião realizada nesta sexta-feira (11/6), o Centro de Operações de Emergências em Saúde (COES), coordenado pela Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS), anunciou a realização de encontro na próxima terça-feira, 15, às 14 horas, com todos os 86 prefeitos da região ampliada de saúde do Norte de Minas. O objetivo do COES, que conta com a participação de representantes de instituições de saúde, da Polícia Militar, do Ministério Público e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) é alinhar com os prefeitos a adoção de novas medidas visando conter o avanço da Covid-19 no Norte de Minas.

Entre as propostas está a edição, por parte das prefeituras, de decretos proibindo a realização de festas juninas a fim de evitar aglomerações e, consequentemente, novo avanço da pandemia da covid-19 na região.

Crédito: Prefeitura de Montes Claros

Nessa quinta-feira (10/6), o Comitê Extraordinário Covid-19, coordenado pelo Governo do Estado, definiu ajustes para regras da onda vermelha com Cenário Assistencial e Epidemiológico Desfavorável, categoria criada na semana passada e que estabelece restrições mais rígidas dentro dessa mesma fase do Programa Minas Consciente. A macrorregião de saúde do Norte de Minas regrediu para a onda vermelha do Programa.

A partir desta sexta-feira haverá permissão para academias, clubes e salões de beleza funcionarem nesta etapa do plano, além de autorização especial para bares e restaurantes ficarem abertos até às 22 horas no fim de semana do Dia dos Namorados. A partir de segunda-feira, 14, os bares, restaurantes e demais estabelecimentos deverão encerrar as atividades às 19 horas.

Ao destacar a importância do alinhamento de ações entre os prefeitos, por meio da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) e os gestores de saúde, a superintendente regional de saúde de Montes Claros e coordenadora do COES, Dhyeime Thauanne Pereira Marques destacou que a tomada de decisões conjuntas se constitui medida importante visto que há projeções de que a Covid-19 tenha novo pico no país.

“Com isso, só com a adoção de medidas conjuntas que proporcionem o distanciamento social é que os municípios terão condições de manter a Covid-19 sob controle”, salientou a superintendente lembrando que o apoio da Polícia Militar visando coibir a realização de eventos e festas clandestinas se constitui ação importante a ser implementada no apoio à fiscalização das prefeituras.

A secretária municipal de saúde de Montes Claros, Dulce Pimenta salientou que a Prefeitura já publicou decreto proibindo a realização de festas juninas, entre outras restrições. “Esperamos que na próxima semana os demais municípios da região também adotem medidas semelhantes, a fim de que mantendo a propagação da Covid-19 sob controle tenhamos condições de evitar que os serviços de saúde voltem a ficar sobrecarregados”, reforçou a secretária.

Por sua vez, o major da Polícia Militar, Wellington Mourão destacou que além do apoio da corporação o trabalho conjunto dos gestores de saúde com os prefeitos constitui medida importante a ser reforçada, diante do cenário de perspectiva de novo agravamento da pandemia da covid-19 no país.

Por Pedro Ricardo

Enviar para impressão