Na manhã dessa quinta-feira (10/6), a Superintendência Regional de Saúde de Patos de Minas (SRS Patos de Minas) realizou a implementação das Práticas Integrativas Complementares (PICS) na unidade administrativa. O evento é uma iniciativa de servidores da Coordenação de Assistência à Saúde da Regional de Patos de Minas e contou com a participação de 30 servidores, aproximadamente. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), as PICS fazem parte da Medicina Tradicional e Complementar e têm se estabelecido nos sistemas de saúde como mecanismos de promoção em saúde, priorizando a qualidade de vida. Além disso, atuam na prevenção de doenças.


  Crédito: César Morais

A SRS Patos de Minas, nesse sentido, seguindo os protocolos de medida de segurança, propôs, a princípio, uma roda de conversa, contando com a participação de profissionais capacitados, para conscientizar os servidores da importância da implementação dessas práticas no cotidiano dos indivíduos.

Em seguida, ofertou três práticas culturais e naturais que proporcionam bem-estar e relaxamento: Mindfulness; Barra de Access e Auriculoterapia. Silene Silva, terapeuta, ressalta que a Barra de Access é uma terapia quântica e conduz à limpeza de energia. Já Gilberto, Especialista em Políticas e em Gestão em Saúde (EPGS) e terapeuta, afirma que a prática de atenção plena, o Mindfulness, diminui o estresse e a síndrome de ansiedade.

Uma das servidoras que participaram das práticas, Bruna Rodrigues, Técnica de Gestão em Saúde (TGS), aponta que sentiu bem-estar imediato após participar da prática do Mindfulness. “Eu me senti realmente mais relaxada. Achei muito interessante toda abordagem e a ideia da atenção plena porque, em 5 minutos, bem acomodada, eu já consegui sentir efeitos”, ressaltou Bruna.

Adriana Lúcia, coordenadora do evento e EPGS, reforça que a divulgação das PICS é extremamente necessária e que essas práticas devem ser, por meio de propostas, incorporadas nos municípios jurisdicionais da SRS Patos de Minas. “A partir da implementação das PICS aqui, visando o bem-estar dos servidores da Regional, fica mais fácil engendrar uma proposta para ampliar as práticas para os municípios das nossas três microrregiões”, observou. 

Por César Morais Rosa