A Referência técnica da SRS/Coronel Fabriciano, Elaine Teles realizou nessa quarta-feira (09/05) capacitação Sinan para as servidoras do município de Joanésia, Sabrina Rosado enfermeira e coordenadora de vigilância em saúde e Dirlene Moura agente de Endemias.

Elaine Teles destacou a importância sobre o monitoramento e a regularidade na alimentação do SINAN pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam da lista nacional de doenças de notificação compulsória (Portaria de Consolidação n.º 4, de 28 de setembro de 2017, anexo V - Capítulo I). Além disso, esclareceu sobre os agravos de notificação compulsória e os prazos de encerramentos oportunos.

Créditos: Ascom/ Regional Coronel Fabriciano

“O Sinan é um importante instrumento, cujo objetivo é facilitar a formulação e avaliação das políticas, planos e programas de saúde. Sua utilização efetiva permite a realização do diagnóstico dinâmico da ocorrência de um evento na população, subsidiando o processo de tomada de decisões e contribuindo para a melhoria da situação de saúde da população.”

Segundo o Portal da Vigilância e Proteção à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio do Sinan é possível a realização de diagnóstico dinâmico da ocorrência de um evento na população, podendo fornecer subsídios para explicações causais dos agravos de notificação compulsória, além de vir a indicar riscos aos quais as pessoas estão sujeitas, contribuindo assim, para a identificação da realidade epidemiológica de determinada área geográfica.

Por Regional de Saúde de Coronel Fabriciano