Durante essa semana, pelo menos 79 hospitais que se encontram com níveis de disponibilidade dos medicamentos considerados críticos, podem retirar no almoxarifado da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) 74.250  unidades de diazepam. 

Crédito: Fábio Marchetto

Os itens adquiridos pelo Governo de Minas são essenciais para a sedação dos pacientes em tratamento da covid-19. Os sedativos são suficientes para cobertura de três dias. Todas as 14 macrorregiões do estado irão receber os insumos em 70 cidades. Na Centro, serão 14 hospitais; na Sul, 13; na Norte e Oeste, 8; na Centro Sul, 6; na Sudeste, 5; na Noroeste, Triângulo do Norte e Triângulo do Sul, 4; Leste, Leste do Sul e Nordeste, 3;  Jequitinhonha e Vale do Aço, 2.

Clique aqui e confira a relação das unidades hospitalares que receberam os medicamentos. 

Monitoramento

A SES-MG, juntamente com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG), faz o levantamento periódico dos quantitativos dos prestadores e fornecedores de medicamentos e insumos das unidades hospitalares. Também é monitorado o abastecimento de fármacos nas redes públicas e privadas de assistência médico-hospitalar, que devem informar regularmente à SES-MG sobre estoques disponíveis de medicamentos e insumos.

O monitoramento é feito a partir da autodeclaração e preenchimento de formulário. Assim que cada remessa chega ao estado, o resultado do monitoramento semanal é analisado para distribuição aos hospitais em situação mais crítica e conforme disponibilidade do estoque. A sugestão de distribuição é validada junto a uma comissão da SES-MG e do Cosems-MG. 

Por Agência Minas