A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Sete Lagoas recebeu e distribuiu, na segunda-feira (25), 2.340 doses da vacina Pfizer para vacinação contra a covid-19 dos grupos prioritários. As doses foram distribuídas para os municípios de Sete Lagoas e Curvelo, que contemplam os critérios da Deliberação CIB-SUS/MG Nº 3.408, DE 18 DE MAIO DE 2021, para o recebimentos dessas doses.

Crédito: Nayara Souza

Para o recebimento das doses da Pfizer, as cidades precisam ter população acima de 79 mil habitantes e equipe capacitada para a administração da vacina, além de outros critérios. A coordenadora do Núcleo de Epidemiologia da URS Sete Lagoas, Silmeiry Angélica Teixeira, ressaltou que os municípios que receberam essas doses foram orientados quanto ao armazenamento e distribuição das doses, que nesse primeiro momento devem vacinar as gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente.

“Sensível com as questões relacionadas às peculiaridades de armazenamento e administração de tal vacina, na tarde da última sexta-feira, a equipe da SRS Sete Lagoas realizou uma reunião de alinhamento com os gestores e técnicos dos dois municípios, no intuito de conscientizá-los e sensibilizá-los sobre a importância de traçarem estratégias para garantia da qualidade do insumo que será administrado na população”, ressaltou a coordenadora.

As doses fazem parte da 20ª remessa de imunizantes enviada pelo Ministério da Saúde. Na ocasião também foram distribuídas  2.398 doses de CoronaVac  (2ª dose)  referente ao ajuste de esquema sobre resposta do Formulário de Acompanhamento da Vacinação, e 685 doses de AstraZeneca (1ª dose)  para os municípios de Fortuna de Minas, Jequitibá, Paraopeba e Presidente Juscelino para a vacinação de povos e comunidades quilombolas e ribeirinhas, conforme previsto no Plano Nacional de Vacinação (PNI).

O superintendente regional de Saúde de Sete Lagoas, Fabrício Júnior Alves Teixeira, observou que essa etapa da vacinação é importante para avançar nos públicos vacinados e ampliar a cobertura vacinal como um todo. “O imunizante da Pfizer será importante para darmos sequência à vacinação de gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades e deficientes permanentes nos dois maiores municípios do nosso território, que atenderam aos critérios definidos pelo Ministério da Saúde para receberem essa vacina”, observou Teixeira.

O superintendente também ressaltou o trabalho das equipes técnicas da SRS Sete Lagoas sobre a orientação para os gestores e referências técnicas municipais quanto aos cuidados relativos à vacina da Pfizer. “Por ser um produto novo na campanha de vacinação contra a covid-19, com diversas especificidades diferentes das demais vacinas já introduzidas no país, tivemos a preocupação de reforçar as orientações para as equipes municipais envolvidas sobre as condições adequadas de conservação, tanto no transporte quanto no armazenamento na rede de frio municipal, e sobre as boas práticas de manuseio durante a aplicação”, finalizou Teixeira.

Por Nayara Souza