A Regional de Saúde de Ubá recepcionou, pela primeira vez, a chegada da vacina Pfizer contra a covid-19, na manhã da segunda-feira (24), no aeroporto de Ubá. No total, foram 2.340 doses do imunizante divididas igualmente entre os municípios de Ubá e Muriaé, que atenderam aos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, em acordo com a Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde do Estado de Minas Gerais (CIB-SUS/MG Nº 3.408 do dia 18 de maio de 2021), para armazenamento e manipulação do imunizante. As vacinas foram recepcionadas às 11h50, e entregues às secretarias municipais de Saúde às 12h40.

Créditos: Keila Lima

O imunizante da Pfizer será destinado às pessoas com comorbidades, grávidas, mulheres que acabaram de dar à luz e deficientes permanentes. “Na jurisdição da URS Ubá, apenas as duas cidades citadas possuem população acima de 79 mil habitantes; que é o primeiro critério para receber essa remessa. Também temos outras orientações importantes, como agendar a vacinação de modo a consumir 100% das doses em no máximo quatro dias, a contar da data agendada para recebimento das vacinas. Todas os procedimentos para garantia da segurança da qualidade do imunizante foram repassados e agora aguardamos o resultado de mais este reforço”, contou Wallan Macdonald, referência técnica em imunização da URS Ubá.

Por Keila Lima

Enviar para impressão