A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre recebeu na segunda-feira, dia 24, 3.510 doses de vacinas contra covid-19 da Pfizer. Por questões logísticas, as remessas chegaram de helicóptero no estacionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da referida cidade, por volta de meio-dia, e foram encaminhadas para a SRS. O imunizante da Pfizer será destinado às pessoas com comorbidades, grávidas, mulheres que acabaram de dar à luz e deficientes permanentes.

Créditos: Otávio Coutinho

Gestores municipais de Pouso Alegre, Itajubá e Poços de Caldas retiraram as doses na tarde do mesmo dia. A coordenadora do programa de imunização de Itajubá, Rosemary Marchetti Cardoso Campos destacou a importância da chegada dos novos lotes na cidade. “É importante recebermos mais uma remessa de vacinas para primeira dose. Vamos receber mais 1.170 doses de vacinas da Pfizer e serão 1.170 pessoas imunizadas. Isso é sempre bom, vamos andando com a nossa campanha e atingindo o nosso objetivo”, afirmou.

As três cidades mencionadas atenderam aos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, em acordo com a Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde do Estado de Minas Gerais (CIB-SUS/MG Nº 3.408 do dia 18 de maio de 2021), para armazenamento e manipulação do imunizante. Esta é a maior operação de vacinação da história de Minas Gerais.

Por Otávio Coutinho