Regional de Teófilo Otoni orienta municípios sobre rastreamento do câncer de colo do útero | Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Teófilo Otoni, por meio da Coordenadoria de Atenção à Saúde (CAS) realizou na quinta-feira, 6/5, videoconferência com os coordenadores de Atenção Primária dos municípios pertencentes a sua área de abrangência.

Crédito: Déborah Ramos Goecking

Na ocasião, a equipe reforçou a importância das Unidades de Saúde realizarem, a cada três anos, os exames citopatológicos em mulheres entre 25 a 64 anos de idade, como forma de rastrear casos suspeitos de câncer de colo do útero. A referência regional em Atenção Primária, Adriana Agostini, informou que os países que realizam o rastreamento e atingem 80% dessa faixa etária, conseguem reduzir a incidência desse tipo de câncer.

Agostini explicou que a evolução do câncer de colo do útero é lenta. No mundo ele é o quarto em prevalência de câncer em mulheres e no Brasil, ele é a terceira localização primária de incidência e a quarta de mortalidade. “É muito triste ver mulheres de 40, 50 anos morrerem em decorrência de um câncer secundário que se originou com o câncer do colo do útero que é um dos tipos de câncer 100% curável quando detectado precocemente”, alertou.

Adriana salientou que as equipes de Saúde da Família são responsáveis pela busca ativa dessa população e pelos encaminhamentos dentro da rede de saúde. Ela ressaltou que apesar da macrorregião de saúde Nordeste estar na onda vermelha do plano Minas Consciente, o serviço de rastreamento deve ser mantido. “Essa ação pode salvar vidas”, finalizou.

Por Déborah Ramos Goecking

Enviar para impressão