Comitê regional realiza capacitação sobre hemorragia pós-parto | Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais

O Comitê Regional de Prevenção da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal (CRPMMIF) da jurisdição da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos realizou a capacitação “Hemorragia pós-parto: ações de prevenção no pré-natal e puerpério” para médicos e enfermeiros da Atenção Primária à Saúde (APS). O evento foi realizado em 14 de abril, pela internet, e teve palestra com a médica obstetra Maria Paula Moraes Vasconcelos, coordenadora da Maternidade da Santa Casa de Misericórdia de Passos.

Crédito: Enio Modesto

O CRPMMIF é formado por representantes da SRS Passos, municípios e docentes dos campi de Passos da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (Ifsuldeminas).

A referência técnica de Promoção da Saúde Jaqueline Silva Santos é uma das representantes da SRS Passos no comitê e organizadora da web capacitação. Segundo ela, o evento configurou-se “como uma oportunidade para construção de conhecimentos e esclarecimentos de dúvidas sobre ações voltadas à prevenção da hemorragia pós-parto (HPP) no pré-natal e no puerpério, (mais conhecido como resguardo)”.

A capacitação de médicos e enfermeiros em HPP foi uma prioridade definida na 12ª reunião ordinária do comitê, em novembro de 2020, para fortalecimento das ações das equipes de APS no cuidado com a mulher durante o pré-natal e o puerpério. Outro objetivo é promover a articulação entre os diferentes pontos de atenção à gestante, parturiente e puérpera, buscando ações contínuas e integrais, segundo Jaqueline Santos.

“Nesse cenário, os membros sugeriram a realização de um evento regional, on-line, com os profissionais da APS relacionado à Nota Informativa CRPMMIF/SRS/PASSOS/SES-MG N° 03/2020, que trata da prevenção e manejo da HPP, já divulgada para as maternidades e APS dos municípios”, disse a referência técnica.

Após a web capacitação em HPP, o comitê regional vai prosseguir com a agenda de ações ao longo deste ano. “Considerando que a HPP é uma das causas de mortalidade materna prevenível e tratável, e que reflete diretamente a qualidade da assistência, o CRPMMIF-SRS Passos reforça a importância das ações desenvolvidas pelas equipes de APS no cuidado à mulher durante o pré-natal e o puerpério”, afirmou.

Por Enio Modesto